Lição 11

“Falou-lhe de Muitas Coisas por Parábolas”

O Novo Testamento: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho


Objetivo

Ajudar os alunos a desenvolver “ouvidos para ouvir” de modo que possam compreender como as parábolas de Cristo se aplicam em sua vida. (Mateus 13:9)

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas.

    1. Mateus 13:1–17. Jesus conta a parábola do semeador e explica como utiliza as parábolas.

    2. Mateus 13:18–23. Jesus explica a parábola do semeador.

    3. Mateus 13:24–53. Jesus ensina a respeito do reino de Deus na Terra ( a Igreja de Jesus Cristo) por meio da parábola do joio e do trigo, do grão de mostarda, do fermento, do tesouro escondido no campo, da pérola de grande valor e da rede lançada ao mar.

  2. Leitura adicional: Marcos 4:1–34; Lucas 8:4–18; 13:18–21; Doutrina e Convênios 86:1–7; Guia para Estudo das Escrituras, “Evangelhos, Concordância entre os”, p. 76–81, “Parábola”, p. 163, e “Reino de Deus ou Reino do Céu”, p. 179–180.

  3. Sugestões didáticas: O Élder Boyd K. Packer disse: “Nenhum auxílio didático supera e poucos se igualam ao quadro-negro. (…) Você pode usá-lo para concentrar a atenção visual dos alunos enquanto a lição principal está sendo contada. Ao falar, você pode colocar o suficiente no quadro-negro para prender-lhes a atenção e dar-lhes uma idéia do assunto, mas não tanta informação a ponto de que o próprio auxílio didático venha a distraí-los, tornando-se mais interessante do que a lição”. [Teach Ye Diligently (Ensinai Diligentemente) (1975), pp. 224–225; ver também Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 151-153.]

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Peça aos alunos que imaginem estar viajando de ônibus. Durante o passeio, eles olham pela janela do ônibus e apreciam a paisagem.

• Ao viajarem juntos no mesmo ônibus, será que terão observado as mesmas coisas que os outros passageiros? Por que sim ou por que não?

Explique aos alunos que as pessoas que se encontram na mesma situação nem sempre observam as mesmas coisas. Da mesma forma, nem todas as pessoas que ouviram as parábolas de Jesus compreenderam como elas se aplicavam em sua vida. Esta lição irá discutir sobre como podemos compreender as parábolas de Jesus e aplicá-las em nossa vida.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao discutir as seguintes parábolas, certifique-se de que os alunos saibam o que as diversas pessoas, objetos e ações representam. Isso irá ajudá-los a compreender as parábolas e aplicá-las em sua vida.

1. Jesus conta a parábola do semeador e explica como utiliza as parábolas.

Leia e discuta Mateus 13:1–17.

• Quando a multidão reuniu-se na praia, Jesus “falou-lhe de muitas coisas por parábolas”. (Mateus 13:3) O que é uma parábola? (Uma história simbólica que ensina verdades do evangelho comparando-as com coisas terrenas.) Qual disse Jesus ser Seu propósito ao ensinar por meio de parábolas? (Ensinar Sua mensagem aos discípulos e, ao mesmo tempo, ocultá-la dos descrentes. Ver Mateus 13:10–13.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a parábola do semeador. (Mateus 13:3–8) Peça aos outros alunos que acompanhem a leitura, procurando lembrar que os objetos e ações da parábola representam verdades do evangelho.

• O que aconteceu com as sementes que caíram ao pé do caminho? (Ver Mateus 13:4. Escreva no quadro-negro: Sementes no caminho -— comidas pelas aves.)

• Por que as sementes que caíram nos pedregais acabaram secando? (Ver Mateus 13:5–6; Lucas 8:6. Escreva no quadro-negro: Semente nos pedregais — não tinha raiz.)

• O que aconteceu com as sementes que caíram entre os espinhos? (Ver Mateus 13:7. Escreva no quadro-negro: Semente entre os espinhos — sufocada pelos espinhos.)

• O que aconteceu com as sementes que caíram em boa terra? (Ver Mateus 13:8. Escreva no quadro-negro: Sementes em boa terra -— deram fruto.)

Deixe as palavras escritas no quadro-negro e explique-lhes que em alguns minutos irão discutir as verdades que elas representam.

• De que modo as pessoas podem reagir ao ouvir essa parábola sem a explicação de seu significado? (Algumas pessoas podem ficar frustradas por não compreendê-la. Outras podem entendê-la mas achar que não se aplicam a elas. Outras podem ponderá-la e fazer perguntas até que a compreendam e saibam como se aplica em sua vida.)

• Que convite Jesus fez às pessoas para quem contou a parábola do semeador? (Ver Mateus 13:9.) O que acham que a palavra ouvir significa nesse convite? O que quer dizer ver sem ver e ouvir sem ouvir? (Mateus 13:13–15)

O Profeta Joseph Smith disse: “(…) O povo (…) não [recebeu] suas palavras (…) Porque não quis ver com seus olhos nem ouvir com seus ouvidos; não porque não podia nem porque não tinha o privilégio de ver e ouvir, mas seu coração estava cheio de iniqüidade e abominação. (…) O motivo por que a multidão (…) não recebeu um esclarecimento de Suas parábolas foi a incredulidade.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 93–94.)

2. Jesus explica a parábola do semeador.

Leia Mateus 13:18–23 e discuta o significado dos objetos e ações da parábola do semeador.

Semente

• Na parábola do semeador, o que representa a semente? (Ver Mateus 13:19; Lucas 8:11. Escreva no quadro-negro: Semente = palavra de Deus.)

Caminho

• O que representa o caminho? (Ver Mateus 13:19.) Escreva no quadro-negro: Caminho = pessoas que ouvem a palavra de Deus mas não a compreendem (abrevie, se necessário).

• Quais são algumas das coisas que nos impedem de compreender a palavra de Deus? (Ver Mosias 26:1–3, para uma possível resposta.) O que devemos ser capazes de fazer para compreender a palavra de Deus? (Ver Alma 32:27.) Como nossa falta de compreensão faz com que seja mais fácil para Satanás tirar a palavra de nosso coração? (Ver Mateus 13:19.)

Pedregais

• O que representam os pedregais? (Ver Mateus 13:20–21.) Escreva no quadro- negro: Pedregais = pessoas que ouvem e recebem a palavra de Deus mas não deixam que ela crie raízes nelas (abrevie, se necessário).

• Por que algumas pessoas não deixam que a palavra de Deus crie raízes nelas? (Ver Mateus 13:21; Marcos 4:5.) Como podemos deixar que a palavra crie raízes profundas em nós. (Ver Alma 32:41–43.) Como isso irá ajudar-nos a suportar o calor da tribulação, da perseguição e das ofensas?

Espinhos

• O que representam os espinhos? (Ver Mateus 13:22; Marcos 4:19; Lucas 8:14.) Escreva no quadro-negro: Espinhos = pessoas que ouvem a palavra de Deus mas são desviadas pelos cuidados do mundo (abrevie, se necessário).

• O que significa uma pessoa não dar frutos? Que “espinhos” impedem que as pessoas dêem frutos? (Ver Mateus 13:22; Marcos 4:19; Lucas 8:14.) Como esses espinhos são evidentes no mundo de hoje? O que podemos fazer para evitar que esses espinhos sufoquem a palavra de Deus que está em nós?

Boa terra

• O que representa a boa terra? (Ver Mateus 13:23.) Escreva no quadro-negro: Boa terra = pessoas que ouvem a palavra de Deus, compreendem-na e realizam obras de retidão (abrevie, se necessário).

• O que se pode fazer para ajudar uma área improdutiva a dar frutos? (O campo pode ser arado e fertilizado, as pedras podem ser removidas e os espinhos arrancados.) Como isso se aplica a nossos esforços de sermos mais receptivos à palavra de Deus?

• Por que vocês acham que a parábola do semeador se concentra mais na terra do que no semeador ou na semente?

3. Jesus usa parábolas para ensinar a respeito do reino do céu na Terra (a Igreja de Jesus Cristo).

Leia e discuta alguns versículos tirados de Mateus 13:24–53. Explique-lhes que nesses versículos a expressão “reino do céu” refere-se à Igreja de Jesus Cristo, que é o reino do céu na Terra. (Guia para Estudo das Escrituras, “Reino de Deus ou Reino do Céu”, pp. 179–180.)

• Qual é o significado da parábola do joio e do trigo? (Ver Mateus 13:24–30; 36–43; D&C 86:1–7. Você pode fazer uma lista no quadro-negro, como na parábola do semeador. Aliste quem ou o que representam o semeador, o campo, a boa semente, o joio, o inimigo, a colheita e os ceifeiros.)

• Na parábola do joio e do trigo, por que o semeador não permite que seus servos juntem imediatamente o joio, ou seja, as ervas daninhas? (Ver Mateus 13:27–30; ver também D&C 86:5–7, que esclarece Mateus 13:30.)

• O Profeta Joseph Smith ensinou que as parábolas da semente de mostarda e do fermento referem-se à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 95–98). O que aprendemos sobre a Igreja restaurada ao sabermos que ela foi comparada pelo Salvador a uma semente de mostarda? (Ver Mateus 13:31–32.) E ao fermento? (Ver Mateus 13:33. Explique aos alunos que o fermento é um ingrediente que faz o pão crescer.) Como vocês viram o reino de Deus crescer, conforme ilustrado por essas parábolas?

• O que aprendemos com a parábola do tesouro e da pérola de grande valor? (Ver Mateus 13:44–46.) Que sacrifícios devemos estar disposto a fazer para termos o tesouro do evangelho? Que sacrifícios vocês ou conhecidos seus fizeram pela causa do evangelho? Que bênçãos resultaram desses sacrifícios?)

• O que representa a rede na parábola da rede lançada ao mar? (Ver Mateus 13:47.) O que significa ser colhido na rede? O que representa a ação de recolher os bons nos vasos e jogar fora os maus? (Ver Mateus 13:48–50. Você pode usar Joseph Smith — Mateus 1:4 para explicar que “o fim do mundo” citado no versículo 49 refere-se à destruição dos iníquos.) O que podemos fazer que pode ajudar-nos a permanecer fiéis à Igreja e auxiliar outras pessoas a fazer o mesmo?

Conclusão

Explique-lhes que Jesus explicou Suas parábolas aos que procuraram entendimento. Testifique-lhes que ao estudarmos as parábolas de Jesus com sincero desejo de compreender, veremos como elas se aplicam a nossos dias.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais destas sugestões como parte da lição.

1. Lição com uso de objeto

Para ajudar os alunos a compreenderem e lembrarem as parábolas da lição, mostre alguns dos objetos nelas descritos. Por exemplo: você pode mostrar como o fermento reage quando combinado com açúcar e água. Você pode assar um pão com fermento e um sem fermento, para que a classe veja e prove a diferença entre eles. Você também pode mostrar algumas sementes de mostarda (ou de pimenta, que se parece com as de mostarda). Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 94–95, para sugestões sobre como ensinar usando objetos.