Lição 49

Enos

O Livro de Mórmon Manual do Professor do Seminário


Introdução

Depois de refletir sobre as palavras do pai, Enos orou e recebeu a remissão de seus pecados. Depois, suplicou pelo bem-estar espiritual dos nefitas e dos lamanitas, e passou o resto da vida trabalhando pela salvação desses povos.

Sugestões Didáticas

Enos 1:1–8

Depois de refletir sobre as palavras do pai, Enos ora e recebe a remissão de seus pecados

Enos praying

Escreva no quadro as palavras minha alma ficou faminta. Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que sentiram muita fome.

  • Que palavras vocês usariam para descrever o que as pessoas sentem quando estão com fome? (Talvez os alunos descrevam a fome como uma sensação de vazio, algo incômodo, fraqueza, desejo de sentir-se satisfeito.)

  • O que uma pessoa poderia querer dizer com as palavras “minha alma ficou faminta”? (Que sentia um vazio, dor ou fraqueza espiritual, ou o desejo de sentir-se espiritualmente satisfeito.)

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que sua alma ficou faminta. Diga-lhes que hoje estudarão a experiência de uma pessoa cuja alma ficou faminta. Mostre a gravura “A Oração de Enos” (62604; Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 72).

  • O que vocês sabem sobre a pessoa da gravura? [Caso os alunos não tenham certeza, diga que a pessoa na gravura é Enos, neto de Leí e Saria, e filho de Jacó. Ele recebeu as placas menores pouco antes da morte do pai (ver Jacó 7:27).]

Peça a um aluno que leia Enos 1:1, 3 em voz alta. Peça aos demais que descubram como Jacó influenciara Enos. Peça a alguns alunos que digam à turma o que descobriram.

Mostre a seguinte tabela no quadro: (Para poupar tempo, sugere-se que você faça isso antes da aula.) Essa tabela serve para ajudar diferentes grupos de alunos a concentrarem-se em diferentes pormenores da experiência de Enos ao estudarem Enos 1:2–8.

O que Enos queria

O que Enos fez

Resultados do que Enos fez

Enos 1:2

Enos 1:3

Enos 1:2

Enos 1:4

Enos 1:8

Enos 1:5

Enos 1:6

Enos 1:8

Diga que ao pensar nos ensinamentos do pai, Enos sentiu coisas espirituais que o levaram a agir de certo modo, o que, por sua vez, produziu certos resultados em sua vida.

Divida a classe em três grupos. Leia Enos 1:2–8 em voz alta. Peça que, durante a leitura, um grupo procure palavras que indiquem o que Enos queria. Peça ao segundo grupo que procure o que Enos fez, e ao terceiro grupo que descubra quais os resultados dos desejos e das ações de Enos. (Saliente que os versículos anotados na tabela contêm informações pertinentes à parte de cada grupo.)

Depois de terminada a leitura de Enos 1:2–8, peça aos alunos do primeiro grupo que digam quais expressões indicam o que Enos desejava. À medida que os alunos mencionarem essas expressões peça-lhes que as anotem na tabela. Você pode incentivar os alunos a marcarem essas expressões nas escrituras. É possível que os alunos mencionem expressões como “remissão de meus pecados” e “alegria dos santos”.

Depois de preenchida a primeira coluna, peça à turma que leia rapidamente Enos 1:4. Peça aos alunos que digam o que aconteceu com Enos quando as coisas que seu pai dissera “sobre a vida eterna e a alegria dos santos penetraram-[lhe] profundamente o coração” (Enos 1:3). A expressão “minha alma ficou faminta” deve ser trazida à atenção dos alunos. (Você pode incentivar os alunos a marcarem essa expressão nas escrituras.)

  • Como o ato de meditar sobre o que um profeta ensinou quanto à vida eterna e à alegria dos santos pode fazer com que a alma de alguém fique faminta? (Talvez isso faça a pessoa ter o desejo de ser digna de estar com o Senhor e a felicidade que vem de viver o evangelho.)

Saliente que Enos também queria ser redimido de seus pecados. Diga que a expressão “minha alma ficou faminta” pode indicar uma sensação de vazio espiritual por causa do pecado. Essas palavras também podem indicar o anseio de achegar-se ao Senhor e aprender Dele.

  • Por que o pecado faz com que sintamos um vazio espiritual? (O pecado faz com que o Espírito Santo Se afaste de nós e sentimo-nos distantes do Senhor.)

Para ajudar os alunos a traçarem um paralelo entre Enos e eles mesmos, peça-lhes que, em silêncio, pensem e vejam se já sentiram a fome espiritual de que Enos falou.

Para ajudar a turma a perceber o que Enos fez para saciar sua fome espiritual, peça aos alunos do segundo grupo que digam o que encontraram e que anotem as respostas na tabela. As respostas devem incluir o seguinte: “luta (…) perante Deus”, “clamei-lhe, em fervorosa oração” e “[ter] fé em Cristo”.

  • Como as palavras “luta perante Deus” podem descrever o esforço de alguém para receber a remissão de seus pecados? (Saliente que Enos não lutou com Deus, ele lutou perante Deus em oração. Essa luta refere-se ao esforço de Enos para mostrar ao Pai Celestial que era sincero em seus desejos e em sua disposição para arrepender-se e fazer as mudanças necessárias na própria vida.) Por que a palavra luta é uma boa descrição do esforço que fazemos para arrepender-nos?

  • Em Enos 1:4, que evidências vocês encontraram de que Enos foi sincero ao procurar a remissão de seus pecados? (Talvez seja preciso ajudar os alunos a compreenderem que suplicar é pedir com humildade e de todo o coração.)

  • Como podemos mostrar que somos sinceros quando pedimos perdão ao Senhor? (Você pode deixar claro que nossas orações não precisam ser tão longas quanto à de Enos, mas precisam ser sinceras.)

Para ajudar a turma a ver os resultados do que Enos fez, peça aos alunos do terceiro grupo que digam o que encontraram e que anotem as respostas no quadro. As respostas devem incluir o seguinte: “perdoados são os teus pecados”, “minha culpa foi apagada” e “tua fé te salvou”. (Você pode explicar que a expressão “a tua fé te salvou” nas escrituras é usada quando alguém era curado ou purificado de seus pecados.)

  • De acordo com Enos 1:7–8, o que possibilitou que Enos fosse perdoado e salvo? (Sua fé em Jesus Cristo.)

  • O que aprendemos com Enos quanto ao processo pelo qual somos perdoados de nossos pecados? (Além das outras verdades que os alunos mencionem, certifique-se de que eles entendam que quando temos fé em Jesus Cristo, nossos pecados podem ser perdoados e podemos ser salvos.) Por que precisamos ter fé em Jesus Cristo para receber essas bênçãos? (Jesus Cristo expiou nossos pecados, e somente por meio de Sua Expiação podemos ser salvos.)

  • De acordo com Enos 1:5–6, como Enos soube que fora perdoado? [Você pode salientar que a voz mencionada em Enos 1:5 soou na mente de Enos (ver Enos 1:10).]

  • Como vocês podem saber que seus pecados foram perdoados?

Durante o debate da última pergunta acima, leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

“Uma vez que estejamos sinceramente arrependidos, Cristo retirará o fardo da culpa por nossos pecados. Saberemos por nós mesmos que fomos perdoados e estamos limpos. O Espírito Santo será prova disso: Ele é o Santificador, não há maior testemunho de perdão do que esse” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 99).

  • Por que é bom saber que Cristo retirará o fardo da culpa por nossos pecados depois que nos arrependermos sinceramente?

Peça aos alunos que meditem em silêncio sobre as seguintes perguntas:

  • Em que ocasiões vocês sentiram que o Senhor havia perdoado seus pecados?

  • Como vocês colocaram em ação a fé na Expiação de Jesus Cristo?

  • Como vocês souberam que haviam sido perdoados?

  • Será que recentemente vocês sentiram o perdão do Senhor?

Preste testemunho de que seremos perdoados se tivermos fé em Jesus Cristo e arrependermo-nos sinceramente de nossos pecados. Graças ao Salvador, nossa culpa pode ser apagada e podemos ser salvos.

Enos 1:9–27

Enos ora pelo bem-estar espiritual dos nefitas e lamanitas e trabalha diligentemente pela salvação deles.

Faça o seguinte diagrama no quadro. Diga que, depois de Enos ter pedido por si mesmo em oração, ele passou a pedir bênçãos para outras pessoas. Designe aos alunos que trabalhem em duplas. Peça aos integrantes de cada dupla que se revezem na leitura em voz alta de Enos 1:9–14. Peça-lhes que descubram dois grupos de pessoas pelas quais Enos orou e o que ele pediu para cada grupo. Quando os alunos disserem o que encontraram, substitua um ponto de interrogação do desenho pela palavra nefitas e o outro pela palavra lamanitas.

target
  • De acordo com Enos 1:14, o que os lamanitas queriam fazer com os nefitas?

  • O que Enos pediu para os lamanitas nos ensina o que a respeito dele?

Leia a seguinte declaração do Presidente Howard W. Hunter. Peça aos alunos que descubram como ela se relaciona à história de Enos:

“Toda vez que sentimos as bênçãos da Expiação em nossa vida, não podemos deixar de preocupar-nos com o bem-estar das outras pessoas. (…)

Uma grande evidência da conversão pessoal é o desejo de compartilhar o evangelho com os outros” [The Teachings of Howard W. Hunter [Os Ensinamentos de Howard W. Hunter], Clyde J. Williams, 1997, pp. 248–249].

  • Qual é a relação entre essa afirmação e a história de Enos? (Enos demonstrou que quando recebemos as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo, passamos a tentar ajudar outros a receberem a salvação. Você pode incentivar os alunos a escreverem esses princípios nas escrituras.)

Peça aos alunos que estudem Enos 1:12, 15–20 em silêncio e procurem exemplos da relação entre oração, fé e diligência.

  • Em sua opinião, o que significa orar com fé?

  • De acordo com Enos 1:12, 19–20, como Enos foi diligente durante sua oração e depois de orar?

  • O que o exemplo de Enos nos ensina quanto à oração? (Os alunos precisam perceber que o Senhor responde nossas orações de acordo com nossa fé e diligência.)

Para ajudá-los a pensar em maneiras de seguir o exemplo de Enos, anote as seguintes frases no quadro, ou faça cópias em papel para distribuir aos alunos. Peça aos alunos que escolham uma frase e completem-na no diário de estudo das escrituras.

Lesson 49 handout
  1. Assim como Enos, eu quero receber a remissão de meus pecados. Para mostrar ao Senhor que meu desejo é sincero vou ____________.

  2. Assim como Enos, quero ajudar meus familiares e amigos a achegarem-se a Cristo. Uma pessoa que vou empenhar-me em ajudar é ____________. Para ajudar essa pessoa vou ___________.

  3. Enos orou pelos lamanitas, que eram considerados seus inimigos. Assim como Enos, quero tratar quem me trata mal com o amor do Senhor. Para isso, uma coisa que vou fazer é ____________.

Depois que os alunos terminarem de escrever, peça a alguém que leia Enos 1:26–27. Peça à turma que procure evidências da alegria que Enos sentiu por tudo o que fez. Depois que os alunos disserem o que descobriram, incentive-os a colocarem aquilo que escreveram no diário de estudo das escrituras em prática. Testifique-lhes que, se tivermos fé em Jesus Cristo, teremos perdão e alegria, e aumentará o nosso desejo de ajudar outras pessoas a achegarem-se a Cristo.

Comentários e Informações Históricas

Enos 1:2. “[Recebi] a remissão de meus pecados”

Enos não menciona a natureza nem a gravidade de seus pecados, mas descreve o processo de arrependimento pelo qual temos de passar para receber o perdão divino. O Presidente Spencer W. Kimball ensinou:

“Sempre adorei a história de Enos em sua hora de grande necessidade. Como todos nós (pois ninguém é perfeito) ele havia cometido erros. Qual a gravidade de seus pecados, eu não sei, mas ele escreveu: ‘Relatar-vos-ei a luta que travei perante Deus antes de receber a remissão de meus pecados’ [Enos 1:2]. (…)

Que bênção e que alegria é para nós saber que nosso Pai vive e que Ele nos ama, que nos perdoa quando nos arrependemos e que está sempre disposto a ajudar e amar seus queridos filhos” (“Pray Always” [“Orai Sempre”], Ensign, outubro de 1981, p. 6).