Frutos e Dons do Espírito

Manual de Sacerdócio Aarônico 3, 1995


Objetivo

Cada rapaz entenderá melhor quais são os frutos e dons do Espírito e como pode obtê-los e desenvolvê-los.

Preparação

  1. 1

    Estude em espírito de oração Gálatas 5:22–23; II Pedro 1:5–7; Alma 13:28–29; Morôni 10:8–19 e Doutrina e Convênios 46:10–26.

  2. 2.

    Materiais necessários:

    1. a.

      Obras-padrão (cada rapaz deve ter seus exemplares).

    2. b.

      Uma folha de papel e um lápis para cada rapaz.

    3. c.

      Lápis para marcar as escrituras.

    4. d.

      Giz, quadro-negro e apagador.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução

Citação e debate

Esclareça que um tal Sr. Sollars perguntou certa vez a Joseph Smith se ele poderia ser apenas batizado e não se preocupar com os dons do Espírito. O Profeta replicou:

“Vamos supor que ando viajando e tenho fome, e encontro um homem a quem digo que estou faminto. Este me diz que mais adiante há uma taverna, e que vá, bata à porta e obedeça a todos os regulamentos da casa como: bater à porta, pedir alimento, sentar-me e comer, ou não poderei saciar a fome. Vou, bato, peço o alimento e me sento à mesa, mas não como. Poderei satisfazer a fome? Não. Tenho que comer. Os dons são o alimento, e as graças do Espírito são os dons do Espírito.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 264.)

• Na sua opinião, o que Joseph Smith quis dizer com essa resposta?

Esclareça que, para sermos seguidores de Jesus Cristo, devemos fazer certas coisas, como ter fé em Jesus Cristo e em Sua expiação, arrependermo-nos de nossos pecados, ser batizados e receber o Espírito Santo. Se fizermos essas coisas, receberemos grandes bênçãos. Explique-lhes que o Profeta estava dizendo que alguém que cumprisse todos os requisitos do Senhor, mas depois falhasse em partilhar plenamente das bênçãos advindas do cumprimento de tais requisitos, seria como o homem faminto que faz tudo o que é necessário para obter alimento, senta-se à mesa e depois não come. Seria tolice.

Ressalte que guardar os mandamentos do Senhor e realizar ordenanças como batismo e confirmação seria como sentar-se à mesa e conseguir alimento. Para comer, ou desfrutar as bênçãos da obediência, precisamos receber e desenvolver os frutos e dons do Espírito.

Tornar-se Semelhante a Deus por meio dos Frutos do Espírito

Apresentação pelo consultor

Esclareça que, seguindo o plano do Pai Celestial e vivendo o evangelho de Jesus Cristo, podemos voltar a viver com Eles e finalmente tornarmo-nos deuses. Para tornarmo-nos semelhantes a Deus enquanto estivermos na Terra, falta desenvolvermos as qualidades e atitudes que o Pai Celestial e Jesus têm. Tais qualidades e atitudes são alguns dos frutos do Espírito.

Esclareça que uma outra palavra para frutos é resultados. Recebemos essas qualidades e atitudes como resultado de viver o evangelho.

Atividade com uso de escritura

Escreva Frutos do Espírito no lado esquerdo do quadro-negro.

• Você poderia citar algum fruto do Espírito mencionado nas escrituras?

Aliste as respostas. Depois diga aos rapazes que gostaria que aprendessem mais a respeito dos frutos do Espírito por meio de uma pesquisa nas escrituras.

Dê aos rapazes papel e lápis e peça-lhes que alistem os frutos do Espírito citados em Gálatas 5:22–23, II Pedro 1:5–7 e Alma 13:28–29.

Quando houverem completado suas listas, peça aos rapazes que se revezem mencionando os frutos do Espírito enquanto você os escreve no quadro-negro. Alguns desses frutos estão alistados abaixo:

    Frutos do Espírit

  • Amor

  • Alegria

  • Gentileza

  • Bondade

  • Mansidão

  • Paciência

  • Paz

Debata brevemente por que tais qualidades são desejáveis.

• Quem possui todas essas qualidades em completa perfeição? (O Pai Celestial e Jesus Cristo.)

Ressalte que, quando nos esforçamos para seguir os mandamentos e viver o evangelho, o Espírito Santo nos ajuda a desenvolver essas qualidades e a nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestial e Jesus Cristo.

Escritura

Peça a um rapaz que leia em voz alta II Pedro 1:5–7. Ressalte que não receberemos todas essas qualidades perfeitamente de uma só vez, mas podemos recebê-las e desenvolvê-las durante toda a vida.

Servir aos Outros por meio dos Dons do Espírito

Atividade escriturística

Esclareça que os frutos do Espírito estão à disposição de todas as pessoas que vivem o evangelho de Jesus Cristo. Mas cada um de nós também recebeu dons específicos do Espírito, que consistem em aptidões especiais que podemos desenvolver seguindo a Jesus.

Escreva Dons do Espírito no quadro-negro, junto a Frutos do Espírito. Divida os rapazes em dois grupos. Peça a um dos grupos que aliste os dons do Espírito citados em Morôni 10:8–19, enquanto o outro alista os dons mencionados em Doutrina e Convênios 46:10–26. Peça a cada rapaz que escreva os dons em sua folha de papel.

Aliste esses dons no quadro-negro, como foi feito com os frutos do Espírito. Peça aos rapazes que adicionem a suas listas os dons mencionados pelo outro grupo, conforme sugerido abaixo.

Frutos do Espírito

Dons do Espírito

Amor

Cura

Alegria

Operar milagres

Gentileza

Profecia

Bondade

Falar em línguas

Mansidão

Ministério de anjos

Paciência

 

Paz

 

Ressalte que essas duas escrituras mencionam alguns dos mais conhecidos dons espirituais, mas esses não são os únicos dons espirituais que podemos receber.

• Que outros dons espirituais podemos receber?

Escritura e debate

Peça a um rapaz que leia em voz alta Doutrina e Convênios 46:11—12, 26.

• Por que recebemos esses dons espirituais?

• Por que não temos todos os mesmos dons espirituais?

Ajude os rapazes a entenderem que recebemos dons do Espírito para servir aos outros e edificar o reino de Deus. Todos recebemos dons diferentes para que possamos servir uns aos outros.

História

Conte a seguinte história a respeito de como Newel Knight usou seu dom espiritual para ajudar um amigo:

Em novembro de 1833, alguns dos moradores do Condado de Jackson, no Missouri, atacaram os santos dos últimos dias que ali viviam. Na luta que se seguiu, três homens foram mortos e muitos ficaram feridos. Um dos santos feridos foi Philo Dibble, que levou um tiro no abdômen. Um cirurgião que o examinou disse jamais ter visto alguém sobreviver àquele tipo de ferimento.

Por causa do antagonismo das pessoas do Condado de Jackson, muitos membros da Igreja estavam partindo para o Condado de Clay. Ficar no Condado de Jackson era muito perigoso. A despeito do perigo, Newel Knight foi à casa do irmão Dibble, que estava cercada por membros da turba, deu a ele uma bênção e partiu rapidamente.

No dia seguinte, Newel Knight encontrou Philo Dibble a quinze quilômetros de distância da casa onde o havia visto na véspera. O irmão Dibble já conseguia andar e estava deixando o Condado de Jackson. Ele disse ao irmão Knight que, tão logo recebera a bênção, a dor pareceu “deslocar-se como se algum poder a impelisse, até que, em poucos minutos, desapareceu.”

Philo Dibble recuperou-se completamente e, mais tarde, cruzou as planícies até Utah. [History of the Church (História da Igreja) 1:43. Ver também Autobiography of Parley P. Pratt (Autobiografia de Parley P. Pratt), 3ª ed., editada por Parley P. Pratt Jr. (Salt Lake City: Deseret Book Co., 1938), pp. 99–100.]

• Que dons espirituais foram usados nesse incidente? (Newel Knight usou o dom da cura; Philo Dibble usou o dom da fé para ser curado.)

Receber e Desenvolver os Frutos e Dons do Espírito.

Debate

Lembre aos rapazes que podemos desenvolver os frutos do Espírito e nossos dons particulares vivendo o Evangelho.

Escreva estas seis palavras na parte inferior esquerda do quadro-negro: Obedecer, Orar, Jejuar, Estudar, Arrepender-se e Servir. Esclareça que Estudar refere-se ao estudo das escrituras. Ressalte que essas são algumas das principais ações requeridas para se viver o evangelho.

• Na sua opinião, qual dessas ações, se é que existe alguma, é mais importante para se obter os frutos e dons do Espírito?

Dê aos rapazes um momento para pensarem e depois peça-lhes as respostas. Elas provavelmente irão variar. Ressalte que é impossível escolher um desses comportamentos como mais importante, por que são todos necessários para se obter os frutos e dons do Espírito.

Debata por que cada ação é importante. Traga ao debate os seguintes pontos:

Obedecer: Os mandamentos são estabelecidos para proporcionar-nos alegria. Quando obedecemos aos mandamentos e aos influxos do Espírito Santo, fazemos as coisas que nos tornarão felizes e nos capacitarão a ser mais semelhantes ao Pai Celestial e Jesus Cristo. (Ver 1 Néfi 4:6–18.)

Orar: Quando oramos humildemente a Deus para que nos fortaleça em retidão, nosso amoroso Pai Celestial responde. (Ver Alma 17:3.)

Jejuar: O jejum exercita nossa força espiritual para governar os apetites e paixões de nosso corpo físico. Quando feito com a atitude correta, nos torna humildes e ajuda-nos a ser mais sensíveis aos influxos espirituais. (Ver Alma 5:46.)

Estudar: Estudando as escrituras, aprendemos a respeito dos atributos da divindade que devemos procurar obter. Também aprendemos como alguns dos filhos fiéis de Deus conseguiram tais atributos. (Ver D&C 33:16.)

Arrepender-se: Precisamos arrepender-nos e continuamente renovar nossos convênios batismais, partilhando do sacramento, para que o Espírito não se constranja. O Espírito Santo não habitará em templos impuros. (Ver 3 Néfi 9:22.)

Servir: Quando usamos nossos dons espirituais para servir uns aos outros, aumentamos nossa capacidade de usá-los e de experimentar os frutos do Espírito em nossa própria vida. (Ver Gálatas 5:13.)

Conclusão

Enfatize aos rapazes que todos os frutos do Espírito estão à disposição daqueles que vivem o evangelho. Lembre-lhes que cada um deles também possui dons espirituais específicos que podem desenvolver vivendo o evangelho, e que devem usar esses dons para servir aos outros. Servir dessa maneira ajudará a aumentar os frutos do Espírito na vida deles.

Testemunho

Preste testemunho de que o Senhor deseja abençoar-nos com os frutos e dons do Espírito, para que sejamos felizes e ajudemos outras pessoas. Testifique-lhes que o Espírito pode ajudar a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial e Jesus Cristo e a voltarmos a viver com Eles algum dia.

Desafio

Desafie os rapazes a se esforçarem para tornarem-se mais semelhantes ao Pai Celestial e Jesus Cristo, vivendo o evangelho, e a buscarem as bênçãos do Espírito orando, jejuando, obedecendo, estudando, arrependendo-se e servindo.