Em meio a tanta incerteza, há apenas uma maneira de nos sentirmos em paz — a verdadeira paz que excede todo o entendimento. Podemos encontrar essa paz por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.

Um acontecimento desafiador e inesperado

Durante várias décadas de serviço na Igreja, vivi alguns momentos inesquecíveis ao viajar pelo mundo. Um deles aconteceu há vários anos, enquanto eu viajava para a cerimônia de posse de um presidente de uma universidade, na qual fui convidado a oferecer oração de abertura. Era um voo curto e estávamos em um pequeno avião bimotor. Estávamos na metade do caminho para o destino, quando de repente o motor do lado direito explodiu, derramando combustível flamejante por todo o lado direito do avião. As hélices pararam. O avião pegou fogo e começou a cair em direção ao solo em espiral. Achei que eu fosse morrer.

Milagrosamente, a descida apagou o fogo. O piloto conseguiu ligar o outro motor novamente e pousar o avião em segurança. Eu até cheguei a tempo da cerimônia de posse.

Durante essa experiência desafiadora e inesperada, fiquei surpreendentemente calmo. Toda a minha vida passou em um piscar de olhos. Ao estar à beira de uma morte inevitável, senti-me em paz. Sabia que minha família seria bem cuidada. Sabia que minha esposa e eu estávamos selados um ao outro para sempre e que nossos filhos estavam selados a nós. Por causa de minha fé em Jesus Cristo e obediência a Seus mandamentos, eu sabia que a vida além da morte era certa e alegre. Graças ao Senhor, eu sabia que poderíamos ficar juntos novamente. Eu estava em paz, pronto para encontrar meu Criador.

Felizmente, sobrevivi e agora posso relatar essa experiência.

Desde o último ano, todos nós temos vivido momentos desafiadores e inesperados.

Em meio a essa incerteza, há apenas uma maneira de nos sentirmos em paz — a verdadeira paz que excede todo o entendimento. Podemos encontrar essa paz por meio da fé no Senhor Jesus Cristo.

A Páscoa se resume em paz e esperança

Quando Ele sofreu por nossos pecados e nossas fraquezas, quando morreu na cruz e ressuscitou, o Salvador reescreveu a história da humanidade. Por causa Dele, não precisamos lidar com nossas fraquezas, nossos pecados e medos sozinhos. Por causa Dele, a morte não é o fim. A ressurreição virá a todos os que já viveram. Por causa Dele, as famílias podem ser eternas. Por causa Dele, a culpa se torna paz, o remorso se torna alívio e o desespero se torna esperança. Ganhamos segundas chances, quadros em branco e novos inícios. Por causa de Jesus Cristo, nós celebramos a Páscoa. E a Páscoa se resume em paz e esperança.

Durante a primeira época de Páscoa, há dois milênios, o Senhor sofreu uma agonia indescritível no Jardim do Getsêmani e na cruz, ao tomar sobre Si os pecados e as dores de toda a humanidade. Lá no jardim que leva o nome hebraico de Getsêmani — que significa “prensa de azeite” — as azeitonas eram batidas e prensadas para fornecer azeite e alimento. No Getsêmani, o Senhor “sofreu a dor de todos os homens, para que todos (…) se arrependessem e viessem a ele”.1 Jesus tomou sobre Si o peso dos pecados de toda a humanidade, carregando seu grande fardo, o que O fez sangrar por todos os poros.

Foi traído por alguém que Ele havia chamado de amigo. Foi preso, açoitado, crucificado e zombaram Dele. Na cruz, o Salvador do mundo foi levantado. Ele deu Sua vida como parte de Seu sacrifício expiatório. Sua subsequente Ressurreição, Sua triunfante vitória sobre a sepultura, está registrada nas sagradas escrituras: “Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem”.2

Uma proclamação dada por mensageiros angelicais perto de um sepulcro vazio — “Não está aqui, porque já ressuscitou”3 — declarou que o Senhor Jesus Cristo havia vencido a morte por meio de Sua Expiação e de Sua Ressurreição. Ele vive. E porque Ele vive, nós também podemos conhecer a “paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro”.4

O próprio Salvador ensinou que esse grande sacrifício foi feito com um propósito: “Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam”.5 Porque o Salvador ofereceu a Si mesmo como Expiação infinita, você e eu temos a oportunidade — o privilégio — de ser perdoados quando nos arrependemos. Nós também podemos buscá-Lo para que cure nosso coração, que nos dê forças para vencer nossas fraquezas e nos ajude naquilo que simplesmente não conseguimos fazer sozinhos.

Relembrar as palmas de Suas mãos

Neste Domingo de Ramos, convido você a tornar a próxima semana realmente sagrada ao relembrar não apenas os ramos que honraram a entrada de Jesus em Jerusalém, mas ao relembrar as palmas de Suas mãos.

De acordo com Isaías, o Salvador prometeu que nunca esqueceria você ao declarar: “Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado”.6 Essas escrituras ensinam muito sobre a missão e o ministério do Senhor.

Um convite para agir

Depois de tudo o que Jesus Cristo fez por você, convido-o a fazer algo nesta semana para seguir Seus ensinamentos. Você pode tornar suas orações mais sinceras. Você pode perdoar alguém ou ajudar um amigo necessitado. Você pode começar uma nova jornada espiritual hoje.

Nesta Páscoa, incentivo você a se concentrar no Salvador. Se você está procurando um local de adoração, junte-se a nós. No Domingo de Páscoa, a conferência geral mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estará repleta de mensagens e músicas centralizadas em Cristo. Nós nos reuniremos virtualmente para adorar nosso Redentor. Junte-se a nós. Convide seus amigos!

Jesus Cristo vive! Como nosso Salvador que expiou por nós e ressuscitou, Ele está pronto para nos ajudar a superar os momentos desafiadores e inesperados de nossa vida. Nesta época de Páscoa, que adoremos e louvemos o Salvador pela paz, esperança, luz e verdade que Ele nos traz.

Comentários
0