Como você pode #OuvirOSenhor? O élder Neil L. Andersen diz que podemos #OuvirOSenhor e receber revelação por meio de orações pessoais, sinceras e honestas.
Blog

Ouço o Senhor ao orar e refletir sinceramente

Orações pessoais honestas e sinceras abrem as portas para recebermos revelação pessoal do Pai Celestial. Tentar ouvir as impressões sutis do Espírito e prometer ao Pai Celestial que vou estar mais atento a elas parece me proporcionar uma capacidade maior de ouvi-Lo.

Quando penso nas maneiras pelas quais “ouço o Senhor”, eu me lembro das várias maneiras pelas quais meus colegas do Quórum dos Doze Apóstolos ouvem a voz do Senhor por meio do Espírito. Se alguma pessoa tivesse uma longa conversa com os membros dos Doze, ela descobriria que eles ouvem a voz do Senhor de muitas maneiras.

O élder David A. Bednar fala sobre ouvir o Senhor nas escrituras. O élder Dieter F. Uchtdorf fala sobre sentir o amor do Salvador. A irmã Joy D. Jones ouve nomes em sua mente. Muitos de nós têm essas mesmas experiências ao receber revelação. Às vezes, o Espírito Santo é tão inesquecível que não nos esquecemos da influência Dele. O presidente M. Russell Ballard falou sobre uma inspiração especial que sentiu quando era missionário há 70 anos e da qual nunca se esqueceu. Essas são lembranças poderosas e marcantes. Muitas vezes, é assim que recebemos orientação celestial. Em outras ocasiões, isso acontece de forma rápida e segura, mas não tão intensamente.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais ouço o Senhor atualmente:

Ouço o Senhor quando estou disposto a mudar

Uma de minhas escrituras favoritas é: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações” (Doutrina e Convênios 112:10). Posso ouvir o Senhor mais fortemente quando me dirijo a Ele com humildade, verdadeira honestidade, disposição de permitir que Ele prevaleça e desejo de me tornar melhor do que sou por meio da mudança e do arrependimento.

Descobri que, em minha própria vida, quando um ente querido ou um amigo sugere coisas que preciso mudar, o homem natural dentro de mim às vezes responde primeiro: “Você não está vendo isso do meu ponto de vista. Quem é você para me julgar?” Entretanto, quando me ajoelho humildemente perante meu Pai Celestial e pergunto com sinceridade: “Pai, o que preciso mudar? O que me falta?”, tenho um sentimento de calma. No momento adequado, ouço o Senhor, e a verdade penetra meu coração. Às vezes, isso é desconfortável. Porém, se eu não rejeitar a impressão espiritual, posso ser honesto comigo mesmo ao ouvir Suas palavras honestas.

A mudança real raramente acontece em um dia; mas, com o tempo, podemos nos tornar mais como desejamos ser. Ao ouvir o Senhor e agir de acordo com a orientação espiritual que recebo Dele, Ele derrama Seu Espírito e Sua aprovação sobre mim. Não há nada melhor do que sentir Seu Espírito e Sua aprovação.

Ouço o Senhor ao orar e refletir sinceramente

Há muitos anos, vivi uma situação difícil. Na época, eu estava trabalhando ao lado do presidente James E. Faust, que era da Primeira Presidência. Levei o problema a ele porque sabia que ele poderia resolvê-lo. Depois de pedir seu conselho, em vez de apenas me dar a resposta, ele me disse: “Bem, Neil, você já orou a respeito disso?” Eu lhe disse que sim. Então, ele parou como se eu não o compreendesse, e disse: “Você orou a noite inteira como Enos orou?” Eu tive que admitir que não havia feito isso. Ele disse: “Quando você fizer isso, receberá sua resposta”. Ele estava certo — quando orei por um longo período de tempo, a resposta veio claramente.

Tento orar todas as manhãs: “Pai Celestial, se houver algo que eu possa fazer por Ti, permita-me fazê-lo”. Então, ao longo do dia, presto atenção às coisas ao meu redor. Pode ser que alguém precise de ajuda financeira ou precise apenas de uma boa palavra de incentivo ou simplesmente de um agradecimento. Saber que o Senhor vai me inspirar me mantém mais sintonizado para ouvir esse Espírito dentro de mim, a fim de que eu realmente faça as coisas que sinto que devo fazer.

Ouço o Senhor por meio da influência de minha esposa

Também recebo inspiração ao ouvir o conselho espiritual de minha esposa. Tive um presidente de missão que se referia à esposa como seu “passaporte eterno”. Isso se aplica a mim também porque minha esposa, Kathy, é muito influenciada pelo poder do Espírito Santo. Seria tolice de minha parte não ouvi-la atentamente. Descobri que ter o Espírito do Senhor comigo depende muito de como interajo com minha preciosa e querida companheira. Se desejo sentir fortemente o Espírito do Senhor em minha vida, preciso ser sensível a ela, ouvi-la rapidamente e não ser impaciente com ela. Por estamos casados há 46 anos, aprendi isso em grande abundância. Eu já sabia disso depois de estarmos casados por um ano; mas, depois de 46 anos, isso já faz parte de meu DNA. Meu relacionamento com Kathy influenciou minha capacidade de ter o Espírito comigo e de ouvir o Senhor mais do que qualquer outra coisa em minha vida.

Ouço o Senhor por meio do arrependimento e do progresso eterno

Nenhum de nós é perfeito, e todos cometemos erros nesta vida. Todos temos fraquezas e precisamos escalar uma montanha alta para nos tornarmos como o Salvador. Minha experiência é que, embora o Senhor seja muito honesto comigo, Ele também está muito disposto a me perdoar. Então, quando recebo uma correção, não posso esperar receber perdão imediatamente. Sei que, se estou triste e arrependido pelo que fiz, o Senhor rapidamente derrama Seu amor sobre mim e me mostra que estou indo na direção certa. Uma das coisas que aprendo sobre a Trindade, ao conhecê-Los bem, é que Seu amor está muito além de nosso amor e Sua capacidade de perdoar está muito além de nossa capacidade de perdoar. Seu desejo de trazer felicidade à nossa vida ultrapassa muito nossa disposição de levar felicidade à vida de outras pessoas.

O presidente Russell M. Nelson disse: “Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para nosso progresso individual do que um enfoque constante, diário no arrependimento”.1 Em minhas orações, tento analisar os acontecimentos do dia, perguntando a mim mesmo: “Minhas ações demonstraram honestidade e altruísmo? Que pensamentos e emoções preciso controlar melhor? Como poderia ter sido mais bondoso, mais amoroso, mais compreensivo, mais misericordioso e mais prestativo para com os necessitados?” Também tento fazer perguntas positivas: “Onde vi a mão do Senhor em minha vida? Em qual aspecto de minha vida tive progresso? De que maneira segui o exemplo do Salvador?” Depois, paro e ouço em silêncio. O Espírito Santo confirma o amor de nosso Pai Celestial por mim e me garante que meus pequenos passos de progresso estão me ajudando a achegar-me a Ele.

Orações pessoais honestas e sinceras abrem as portas para recebermos revelação pessoal do Pai Celestial. Tentar ouvir as impressões sutis do Espírito e prometer ao Pai Celestial que vou estar mais atento a elas parece me proporcionar uma capacidade maior de ouvi-Lo.

Nota

1. Russell M. Nelson, “Podemos agir melhor e ser melhores”, Conferência Geral de Abril de 2019.

Veja mais conteúdo sobre a campanha “Ouvir o Senhor” aqui.

Comentários
0