Como você pode #OuvirOSenhor? O élder D. Todd Christofferson diz que devemos estar sempre prontos, dispostos e abertos para #OuvirOSenhor.
Blog

Ouço o Senhor quando oro, reflito e confio Nele

Espero que todos entendam que não existe “oração perfeita”. Não precisamos seguir um tipo específico de padrão ou retórica. A única coisa necessária é o coração — o verdadeiro desejo de receber o que o Senhor espera que recebamos.

No Bosque Sagrado, Joseph Smith deu um exemplo muito simples, porém bastante eficaz de como ouvir a voz do Senhor e como buscar sabedoria e orientação de Deus. Todos nós podemos nos esforçar para sempre buscar o Senhor em oração. O Pai Celestial deu a todos nós o que chamamos de Luz de Cristo — a noção da verdade e do certo e do errado — para nos guiar. Ao buscá-Lo, Ele me dá o que preciso conforme Sua sabedoria, amor e entendimento das minhas necessidades e de acordo com minha preparação para receber o que Ele está disposto a compartilhar comigo. Gostaria de falar sobre as várias maneiras pelas quais aprendi a “ouvir o Senhor”.

Ouço o Senhor por meio de um desejo sincero

Espero que todos entendam que não existe “oração perfeita”. Não precisamos seguir um tipo específico de padrão ou retórica. A única coisa necessária é o coração — o verdadeiro desejo de receber o que o Senhor espera que recebamos. Nosso compromisso de agir de acordo com Sua orientação é o que realmente atrai Sua voz e Sua direção.

Mesmo quando você está sendo o mais sincero possível, talvez você não receba a resposta imediata que espera do Senhor. Ela é dada a Seu critério e de acordo com Sua vontade. Devemos ser sinceros, tendo a paciência e a humildade para esperar que Deus responda, como Joseph fez. Às vezes esperamos muito tempo; outras vezes é quase instantâneo.

Ouço o Senhor quando estou disposto a confiar em Seu tempo

Quando eu era adolescente, tive a oportunidade de visitar o Bosque Sagrado em Palmyra, Nova York. Estava participando da apresentação teatral Monte Cumora, que era feita no verão naquela época. Depois da apresentação, certa noite, fui sozinho ao Bosque Sagrado. Era uma noite de verão muito agradável e tranquila em julho, com uma lua bela e brilhante. Entrei no bosque sozinho e pensei: “Este é realmente o ambiente perfeito para orar e receber o tipo de resposta que Joseph Smith recebeu neste exato lugar”.

Orei com grande sinceridade por muito tempo e queria uma confirmação semelhante. Achei que estivesse sendo humilde ao dizer: “Qualquer que seja a forma da resposta, tudo bem para mim”. Mas não aconteceu nada — não tive nenhuma resposta. Por fim, saí decepcionado, sem saber o que tinha feito de errado.

Cerca de seis semanas depois, estava em casa lendo o Livro de Mórmon, ponderando um pouco em um momento tranquilo, quando recebi uma forte confirmação do Espírito. Aprendi com essa experiência que você não pode dizer a Deus como e quando Ele deve responder às suas orações. Mas deve dizer: “Estou sempre aberto. Estou sempre pronto. Estou sempre disposto a ouvir”.

Podemos ouvir o Senhor onde quer que estejamos

Minha experiência no Bosque Sagrado também me ensinou que eu não tinha que estar em nenhum lugar especial nem fazer uma peregrinação a um local específico para receber um testemunho do Espírito e uma resposta à minha oração, assim como você não precisa ir a Jerusalém para obter um testemunho de Jesus Cristo e de Sua Expiação e Ressurreição. Aprendi com essa experiência que o local é irrelevante e que o Senhor pode nos encontrar onde quer que estejamos.

Ouço o Senhor ao escrever minhas experiências

Meu ex-presidente de missão, o élder Richard G. Scott, costumava dizer para seus missionários: “Quando vocês receberem impressões do Espírito (…) escrevam, façam um registro. É importante lembrar disso”. Depois de escrever o que recebemos, o élder Scott nos incentivava a orar e perguntar: “Eu entendi tudo? Será que há algo mais?” Na maioria das vezes, sim. Era a ponte para uma comunicação adicional com o Senhor. Descobri que esse é um processo que de fato me ajuda a ouvir Sua voz, lembrar-me dela e depois ouvir mais.

Lembrar das comunicações que recebemos quando O ouvimos leva a duas coisas: renova a orientação espiritual que você recebeu, mas também traz de volta os sentimentos daquele momento. Traz de volta as coisas que você vivenciou naquele instante, e o testemunho do Espírito que estava presente volta e reafirma o que aconteceu, independentemente de quando isso tenha ocorrido. Quando você escreve suas impressões, você tem mais em que se basear e pode desenvolver um alicerce mais sólido e mais amplo.

Ouço o Senhor ao ponderar e refletir serenamente

Em nossa cultura, há tanto barulho e distração que precisamos intencionalmente nos esforçar sempre para achar um momento de silêncio. Uma oração na qual você é o único a falar fecha a comunicação vinda do outro lado. Tem que haver tempo para meditar, pensar e ponderar, assim como para falar.

Espero que ninguém olhe para outra pessoa que parece ter um canal aberto com o céu e se sinta desanimado ou pense: “Bem, essa não é a minha experiência. Nunca terei isso”. Continue se esforçando e, com o tempo, você vai aumentar e melhorar sua capacidade tanto de receber revelação quanto de entender o que ela significa. Não acho que qualquer um de nós deva se comparar com outra pessoa a esse respeito.

No Livro de Mórmon, o Salvador disse: “Percebo que sois fracos, que não podeis compreender todas as palavras que o Pai me ordenou que vos dissesse nesta ocasião. Portanto, ide para vossas casas, meditai sobre as coisas que eu disse e pedi ao Pai, em meu nome, que as possais entender; e preparai a mente para amanhã e eu virei a vós outra vez” (3 Néfi 17:2–3).

É assim com todos nós. Sem dúvida, geralmente somos fracos em comparação a Ele. Não podemos compreender imediatamente tudo o que o Senhor tem para nos revelar ou o que é adequado para Ele falar em um determinado momento, e não há nada de errado nisso. O Senhor não condenou o povo; Ele somente disse: “Ide para vossas casas, meditai sobre essas coisas, perguntai ao Pai e preparai a mente para fielmente receberdes mais”.

Se for difícil exercer fé, você pode pedir ajuda, assim como o homem que buscou a bênção para seu filho disse: “Ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9:24). Devemos pedir o dom espiritual da fé para acreditar e buscar o conhecimento que o Senhor está disposto a nos dar, seguindo diligentemente o caminho que Ele delineou. Isso se aplica a todas as pessoas do mundo. Ele realmente responde, e podemos ouvi-Lo.

Comentários
0