Como você pode #OuvirOSenhor? O presidente Henry B. Eyring ensina que às vezes podemos #OuvirOSenhor por meio de conselhos e da orientação de outras pessoas.
Blog

Posso ouvir o Senhor ao me dirigir a Ele em oração e ao ter fé

Receber orientação do Espírito Santo exigirá mais do que simplesmente ouvir ou ler as escrituras. Temos que orar e nos esforçar com fé para incutir as palavras da verdade em nosso coração. Precisamos orar para que Deus nos abençoe com Seu Espírito, que nos conduza a toda a verdade e que nos mostre o caminho certo.

Posso ouvir o Senhor por meio do poder da Restauração

Em minha vida, aprendi que o julgamento humano e o pensamento lógico não conseguem responder às perguntas mais importantes da vida. Precisamos das revelações de Deus. E não precisamos apenas de revelação em um momento de estresse, mas precisamos de um fluxo constantemente renovado. Não precisamos de apenas um lampejo de luz e consolo, mas da bênção contínua da comunicação com Deus.

A própria existência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu de um menino que sabia que isso era verdade. O jovem Joseph Smith sabia que não poderia discernir por si mesmo a qual igreja deveria se filiar. Então, ele perguntou a Deus, conforme instruído pelo livro de Tiago. Deus, o Pai, e Seu Filho Amado apareceram a ele em um bosque, o que foi chamado de Primeira Visão. Eles responderam à pergunta de Joseph, e a concretização da resposta que recebera estava além de sua capacidade. Ele não apenas foi chamado por Deus para estabelecer a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, mas com isso foi restaurado o poder de invocar o Espírito Santo para que a revelação de Deus pudesse ser contínua.

Mais de 200 anos depois, esse poder ainda existe, e eu me esforço para usá-lo regularmente em minha vida para “ouvir o Senhor”. Espero que meus pensamentos e minhas experiências ajudem vocês a perceber diferentes maneiras de receber revelação do Espírito Santo.

Posso ouvir o Senhor seguindo o padrão da Primeira Visão

A Primeira Visão também ofereceu um padrão que uso para ouvir a voz do Senhor. Joseph Smith começou e continuou seu ministério com a compreensão de que sua própria sabedoria não seria suficiente para saber que rumo seguir. Ele seguiu um padrão que todos podemos seguir para sermos dignos de receber revelação pessoal contínua:

  • Ele estudou as palavras que Deus já tinha revelado nas escrituras.
  • Ele ponderou sobre o que leu e sentiu.
  • Voltou a ler as escrituras com frequência e atenção.
  • Graças à fé que adquiriu ao estudar e ponderar, resolveu orar.
  • Quando a revelação veio, ele recebeu luz e verdade, aplicou a verdade que recebeu e buscou mais verdade.
  • Voltou novamente às escrituras e recebeu mais revelação de Deus. Ele anotou o que aprendeu.
  • Continuou a orar e a obedecer, recebendo assim mais luz e instruções.

O profeta Joseph deixou um exemplo para mim de como receber orientação e consolo espiritual por meio do Espírito Santo continuamente. Ele orou com fé que Deus responderia. A resposta veio quando ele era apenas um menino. Essas mensagens vieram quando ele precisava saber como Deus queria que Sua Igreja fosse organizada. O Espírito Santo o consolou e o orientou durante toda a sua vida. Meu desafio é agir de modo a receber as mensagens de verdade que o Pai Celestial está pronto para me enviar como revelação e reconhecer o que Ele já enviou.

Ao ponderar as escrituras, sou guiado a fazer as perguntas certas em oração. E tão certo como os céus se abriram para Joseph Smith, depois que ele ponderou as escrituras com fé, Deus responderá a suas orações e o guiará pela mão.

Aprendi a ouvir o Senhor por meio de minha mãe

Minha mãe foi um de meus primeiros e melhores exemplos de como receber revelação. Ela nunca disse nada que eu não levei a sério, e sempre senti que ela sabia o que era certo. Sinto que ela estava cuidando de mim, da mesma forma que sinto que o Salvador cuida de mim. Se ela demonstrasse o mínimo de desaprovação em relação a algo, eu tomava cuidado.

Lembro-me que, certa vez, ganhei dez centavos e decidi ir ao cinema, algo que raramente fazia. Eu disse para minha mãe: “Vou ao cinema. O que você acha?” Ela disse: “Ah, se você quiser ir”. Pensei: “Bem… não posso ir agora”, porque pude perceber que ela desaprovava minha decisão. Minha mãe era uma mulher sábia. Quando eu recebia sua aprovação, era como se estivesse recebendo aprovação do Senhor. Sinto que minha mãe estava em contato com o céu e, ao ouvi-la, eu sentia que estava ouvindo o Senhor. Quando eu reclamava que as coisas eram difíceis, ela sempre dizia: “Se você estiver no caminho certo, sempre será difícil”.

Qualquer pessoa pode ouvir o Senhor por meio da promessa do Espírito Santo

Da mesma forma que fazer escolhas sábias exige um esforço desafiador, preciso estar comprometido a cumpri-lo a fim de conhecer a vontade de Deus. As palavras “Seja feita a tua vontade” (Mateus 6:10), quando escritas no coração, abrem as portas para a revelação. A resposta vem pelo Espírito Santo, e preciso dessa orientação com frequência. Para ter o Espírito Santo como meu companheiro, preciso ser digno e purificado pela Expiação de Jesus Cristo. Portanto, minha obediência aos mandamentos, minha disposição e minhas perguntas determinarão com que clareza o Mestre poderá me guiar ao responder às minhas orações.

Como membros da Igreja, todos temos a inestimável promessa do Espírito Santo como companheiro e também temos verdadeiras instruções sobre como reivindicar esse dom. Estas palavras são ditas por servos autorizados do Senhor com as mãos sobre nossa cabeça: “Recebe o Espírito Santo”. Nesse momento, temos a certeza de que Ele nos será enviado. Mas nossa obrigação é escolher abrir nosso coração para recebermos a ministração do Espírito durante toda a vida. Não se trata tanto de quais palavras usar, mas exigirá certa paciência. Trata-se de nos achegarmos ao Pai Celestial com a intenção de sermos reconhecidos por Ele pessoalmente. Ele é Deus acima de tudo, o Pai de todos, mas está disposto a dedicar toda a Sua atenção a um de Seus filhos.

Posso ouvir o Senhor ao eliminar as distrações

Haverá barulho e pessoas ao nosso redor durante a maior parte do dia. Deus ouve nossas orações silenciosas, mas precisamos aprender a nos abstrair das distrações porque, no momento em que precisarmos buscar a Deus, pode não ser uma hora calma. Não sobreviveremos espiritualmente sem a proteção da companhia do Espírito Santo em nossa vida diária. Precisamos orar por ela e empenhar-nos para tê-la. Somente com esse guia poderemos encontrar o rumo no caminho estreito e apertado ao atravessarmos as névoas do mal.

Receber orientação do Espírito Santo exigirá mais do que simplesmente ouvir ou ler as escrituras. Temos que orar e nos esforçar com fé para incutir as palavras da verdade em nosso coração. Precisamos orar para que Deus nos abençoe com Seu Espírito, que nos conduza a toda a verdade e que nos mostre o caminho certo.

Comentários
0