Como você pode #OuvirOSenhor? O élder David A. Bednar ouve as palavras de Jesus Cristo por meio das escrituras.
Blog

“Ouvir o Senhor” em seu coração e em sua mente

Quando anseio pela companhia do Espírito Santo, removo as distrações e reservo um tempo para momentos preciosos de sutileza espiritual, vejo com novos olhos e ouço com novos ouvidos.

Considero a palavra “ouvir” fascinante.

Essa palavra é usada muitas vezes nas escrituras, e não acho que se refira a ouvir fisiologicamente com ouvidos naturais. É ouvir com a mente e com o coração. Como ouço a voz de Jesus Cristo, não necessariamente com palavras ou sons, mas como posso ouvir o Senhor em minha mente e em meu coração? (Ver Doutrina e Convênios 8:1–4.)

Gostaria de descrever várias lições importantes que aprendi sobre o empenho adequado em “Ouvir o Senhor”.

Eu O ouço de muitas maneiras diferentes

Ao refletir sobre os padrões que me ajudam a “Ouvir o Senhor”, lembro-me de que as revelações são transmitidas por meio do Espírito Santo de várias maneiras, inclusive por meio de sonhos, visões, inspiração e conversas com mensageiros celestiais (por exemplo, a Primeira Visão de Joseph Smith). Algumas revelações são recebidas imediata e intensamente; outras são reconhecidas gradual e sutilmente.

Ouvir o Senhor ao prosseguir com firmeza no serviço

Ouvir o Senhor e receber inspiração são coisas que normalmente ocorrem quando eu O sigo e ajo de acordo com o que Ele me orientou a fazer. Por exemplo, descobri que, ao ministrar a uma pessoa, reconheço mais facilmente pensamentos e sentimentos inspirados sobre as necessidades daquela pessoa em particular. Quando agimos de acordo com os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, expressamos nossa fé Nele, e quando prosseguimos com firmeza no serviço, esse é um convite para recebermos inspiração.

Ouço o Senhor por meio de música inspiradora

Adoro cantar o hino “Que firme alicerce”. Não há ninguém no planeta que cante pior do que eu. Mas a combinação da música emocionante e as palavras do hino me ajudam a aprender de modo vigoroso a respeito da graça e do poder fortalecedor da Expiação do Salvador. Os hinos que eu mais amo têm como tema a Restauração e ensinam lições doutrinárias vigorosas. E nessas mensagens, tanto na melodia quanto na letra, podemos “Ouvir o Senhor”. Para mim, a música geralmente é um canal para a voz do Senhor.

Ouvir o Senhor por meio das escrituras e da oração sincera

Não consigo pensar em nada mais importante hoje do que ter a promessa de que posso ouvir o Senhor, que posso receber Sua orientação, Sua certeza e Sua proteção em minha vida. Não é complicado ouvi-Lo, mas exige que tenhamos o Espírito e leva tempo. Uma das maneiras pelas quais posso ouvir o Senhor é por intermédio das escrituras. As escrituras são a voz pré-gravada do Senhor. Não é necessariamente uma voz audível, embora isso possa acontecer. É ouvir as escrituras em um sentimento — um sentimento em minha mente, um sentimento em meu coração. Para mim, as escrituras são fundamentais para se receber e reconhecer esses pensamentos e sentimentos.

Embora este mundo seja frenético e acelerado, onde muitas vozes tentam chamar nossa atenção, posso “aquietar-me” e “Ouvir o Senhor”. Ao me esforçar para ouvir Sua voz nas escrituras, orando sinceramente — não apenas orando, mas orando com um coração sincero e real intenção — então, de acordo com a vontade e o momento do Senhor, posso ser abençoado de maneiras maravilhosas.

Ouvir o Senhor por meio do Espírito Santo

Ao longo do tempo, aprendi que uma das grandes bênçãos de me esforçar para ter a companhia do Espírito Santo é poder ver a mim mesmo como realmente sou. Essas experiências são ao mesmo tempo dolorosas e alegres. Pelo poder do Espírito Santo, pensamentos vêm à minha mente e sentimentos ao meu coração que podem me ajudar a ver as coisas que estão indo bem e as coisas que preciso mudar e fazer melhor. O Espírito Santo me permite ver o bem, o mal e as oportunidades de aperfeiçoamento que, de outra forma, eu nunca veria.

Ouvir o Senhor ao registrar impressões espirituais

O élder Richard G. Scott me ensinou certa vez que o conhecimento espiritual, devidamente registrado, estará disponível nos momentos de necessidade. Se escrevo o que sinto em meu coração e os pensamentos que me vêm à mente pelo poder do Espírito Santo, é como se eu registrasse em “placas menores” os meus próprios escritos sagrados. Esse é o padrão: Ouvir o Senhor e registrar as coisas que vão me ajudar a sempre me lembrar do que Ele disse.

Não é necessário perfeição para ouvir o Senhor

Acredito que, às vezes, as expectativas nos atrapalham. Não preciso de perfeição imediata para prosseguir com firmeza e fazer o melhor que posso. Às vezes, acho que vou ter uma impressão espiritual muito dramática. Mas, na maioria das vezes, Suas mensagens são silenciosas, sutis e breves. Se eu esperar uma única grande resposta e receber uma série de respostas pequenas, talvez não perceba que as recebi. Se eu esperar uma resposta intensa e receber muitas respostas sutis, talvez não as reconheça.

Às vezes, podemos nos sentir indignos ou nos perguntar: “Era apenas eu ou foi o espírito do Senhor?” “Essa foi uma impressão do Espírito Santo?” O Espírito do Senhor sempre convida e induz os filhos de Deus a fazer o bem, a ser bons e a se tornar melhores. Ao fazermos constantemente o melhor possível para nos lembrar e honrar nossos convênios e guardar os mandamentos, tudo vai dar certo. Não preciso ser perfeito. Em vez disso, simplesmente preciso dar o melhor de mim e prosseguir com firmeza no caminho do convênio.

À medida que meu desejo de “Ouvir o Senhor” aumenta e me esforço para viver o evangelho restaurado, luto para vencer as distrações mundanas e reservo um tempo para os momentos simples de ponderação e oração, sou abençoado pelo poder do Espírito Santo para ver com novos olhos e “Ouvir o Senhor” com novos ouvidos.

Comentários
0