Young women reading scripture
Blog

Quinze minutos e meia página de discipulado intencional

Sarah Eve Perlawan
06/24/21 | 3 min ler
Por meio dos princípios do evangelho de Jesus Cristo, saberemos o que deixar de fazer e o que começar a fazer para nos prepararmos para Sua Segunda Vinda. Podemos ser mais intencionais em nosso discipulado.

Em 13 de abril de 2021, no último dia de aula da minha classe virtual do instituto, meu amado professor fez duas perguntas para ponderarmos a respeito:

“O que vocês deveriam deixar de fazer para se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo?”

“O que vocês deveriam começar a fazer para se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo?”

Ele havia feito essas mesmas perguntas algumas semanas antes, e eu fiquei muito impressionada com elas na ocasião. Mas, com a correria da vida, acabei me esquecendo delas.

No dia 13 de abril, lá pelo fim do dia, estava pensando em descansar por algumas horas. Geralmente isso significa assistir a um episódio de drama coreano ou a um programa de variedades coreano de que mais gosto. Pensei comigo mesma: “Meu espírito já está bem alimentado hoje”. Assim que meu turno das 9h às 17h terminou, por ser voluntária do Centro de Treinamento Missionário das Filipinas, eu me reuni virtualmente com alguns missionários e ficamos conversando por 30 minutos. Depois de ter jantado rapidamente às 18h30, assisti à aula de terça-feira do instituto até perto das 20h30. Em seguida, troquei mensagens com uma amiga que estava me pedindo dicas sobre escrever. Já eram aproximadamente 21h30.

Em poucas horas deveria dormir novamente e me preparar para o dia seguinte. Certamente eu merecia o restante da noite só para mim, fazendo o que eu queria. Abri meu navegador da internet e estava prestes a digitar o nome do meu programa de variedades favorito, mas parei. Aquelas duas perguntas do professor do instituto me vieram à mente:

“O que vocês deveriam deixar de fazer para se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo?”

“O que vocês deveriam começar a fazer para se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo?”

Então, digitei “Conferência Geral de Abril de 2021 David Bednar” na barra de pesquisa. O primeiro resultado da pesquisa me levou a um vídeo do discurso do élder Bednar intitulado “Os princípios de meu evangelho”. Decidi ouvir o discurso de 15 minutos do élder Bednar. O que parecia a princípio ser uma escolha “não planejada” de um discurso da conferência geral, acabou sendo a mensagem perfeita para mim naquela noite! Nunca pensei que 15 minutos a mais de estudo do evangelho pudessem me causar um impacto significativo.

Nesse discurso, o élder Bednar falou sobre como os princípios do evangelho — e não uma lista de coisas que devem ou não ser feitas — podem guiar nossa vida. Ele disse:

“Aprender, compreender e viver os princípios do evangelho fortalece nossa fé no Salvador, aprofunda nossa devoção a Ele e convida uma multidão de bênçãos e dons espirituais à nossa vida. Princípios de retidão também nos ajudam a ver além de nossas preferências pessoais e de nossos desejos egocêntricos, proporcionando a preciosa perspectiva da verdade eterna ao navegarmos por diferentes desafios, circunstâncias, decisões e experiências da mortalidade”.1

Agora que parei para pensar sobre isso, o que me levou a fazer aquela escolha naquela noite foram os princípios do evangelho que me foram ensinados e relembrados durante a aula do instituto. A influência dos princípios do evangelho em minha vida me ajudou a abrir mão de parte do meu tempo em prol de algo melhor do que havia planejado inicialmente. Minha compreensão desses princípios me deu forças para combater o cansaço e ser capaz de ter um estudo mais significativo do evangelho antes de dormir. E meu desejo de viver esses princípios me inspirou a escrever meia página do meu diário de estudo com as impressões que recebi.

Enquanto estava deitada na cama, refleti novamente sobre as duas perguntas de meu professor sobre minha preparação para a Segunda Vinda de Cristo. Fiquei impressionada com a simplicidade da resposta sobre o que eu deveria começar a fazer: escrever meia página em 15 minutos.

De fato, assim como o élder Bednar ensinou, não precisamos de uma longa lista de coisas que devemos ou não fazer, nem criar várias regras difíceis a fim de sermos melhores discípulos de Jesus Cristo. O que precisamos é aprender, entender e aplicar os princípios de Seu evangelho em nossa vida. Por meio dos princípios do evangelho de Jesus Cristo, saberemos o que deixar de fazer e o que começar a fazer para nos prepararmos para Sua Segunda Vinda. Podemos ser mais intencionais em nosso discipulado.

Mas não precisamos nos sentir pressionados. Não nos é exigido que desistamos de tudo ou façamos grandes mudanças da noite para o dia. Olhem para mim! Minha jornada para me tornar uma melhor discípula de Jesus Cristo foi renovada simplesmente ao dedicar mais 15 minutos para ouvir um discurso da conferência geral e escrever meia página do meu diário de estudo sobre as impressões que recebi. Se formos constantes em nossos esforços para viver o evangelho, vamos nos tornar melhores a cada dia. Lembrem-se: “É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas”.2

Notas

1. David A. Bednar, “Os princípios de meu evangelho” (Conferência Geral de Abril de 2021).
2. Alma 37:6.


Sarah Eve Perlawan
Sarah Eve Perlawan é uma escritora que não gostava de escrever. Ela adora ler livros, escrever poemas e prosas, vencer suas fraquezas e surpreender as pessoas com suas decisões profissionais nada convencionais. Ela mora em Quezon City, Filipinas.
Comentários
0