2010–2019
A Imediata Bondade de Deus
Conferência Geral de abril de 2019


A Imediata Bondade de Deus

Mesmo enquanto esperamos pacientemente pelo Senhor, há certas bênçãos que nos chegam de imediato.

Há alguns anos, o nosso filho de cinco anos veio até mim e anunciou: “Pai descobri uma coisa. Descobri que em breve para ti, significa muito tempo para mim.”

Quando o Senhor ou os Seus servos dizem algo do género “não se passarão muitos dias” ou “em pouco tempo”, isso pode, literalmente, significar uma vida inteira ou mais ainda.1 O seu tempo e, frequentemente, o seu momento certo, é diferente do nosso. A paciência é fundamental. Sem ela, não podemos desenvolver nem demonstrar fé em Deus para a vida e para a salvação. Mas a minha mensagem hoje é que, mesmo enquanto esperamos pacientemente pelo Senhor, há certas bênçãos que nos chegam de imediato.

Quando Alma e o seu povo foram capturados pelos lamanitas, oraram pela libertação. Eles não foram imediatamente respondidos, mas enquanto esperavam pacientemente pela libertação, o Senhor mostrou a Sua bondade com certas bênçãos imediatas. De imediato, Ele suavizou os corações dos lamanitas para que estes não os matassem. Também fortaleceu o povo de Alma e aliviou seus fardos.2 Quando finalmente foram soltos, viajaram para Zaraenla onde relataram a sua experiência a uma plateia perplexa. O povo maravilhou-se, e “quando pensaram na solícita bondade de Deus e no seu poder para libertar Alma e os seus irmãos … do cativeiro, elevaram as vozes e renderam graças a Deus”.3

A bondade solícita de Deus é estendida a todos os que o invocam com real intenção e com pleno propósito de coração. Isto inclui aqueles que clamam em sincero desespero, quando a libertação parece tão distante e o sofrimento tão prolongado e, até mesmo, intensificado.

Assim foi com um jovem profeta que sofreu amarguras numa terrível masmorra, antes de, finalmente, clamar:”Ó Deus, onde estás?… Até quando tua mão será retida …? Sim, ó Senhor, até quando…?”4 Em resposta, o Senhor não libertou Joseph imediatamente, mas imediatamente anunciou paz.5

Deus também nos dá esperança imediata de eventual libertação.6 Não importa “o quê”, não importa “onde”, em Cristo e através de Cristo há sempre uma esperança resplandecente a sorrir-nos.7 Prontamente à nossa frente.

Para além disso, temos a Sua promessa: “A minha benignidade não se desviará de ti”.8

Acima de tudo, o amor de Deus é imediato. Tal como Paulo, testifico que nada “nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus”.9 Até mesmo os nossos pecados, embora nos possam separar do Seu Espírito por uns tempos, não conseguem separar-nos da constância e prontidão do Seu divino amor paterno.

Estas são algumas das maneiras e formas pelas quais “ele imediatamente [nos] abençoará”.10 Agora, para exemplificar estes princípios, partilharei convosco a experiência de duas pessoas cujas vidas testificam da imediata bondade de Deus.

Desde a sua adolescência, a Emilie debateu-se com a dependência de substâncias. A experimentação levou ao hábito, e o hábito, eventualmente, levou ao vício que a manteve cativa durante anos, apesar de alguns períodos ocasionais de bem-estar. A Emilie ocultou, cuidadosamente, o seu problema, especialmente depois de que se tornou esposa e mãe.

O início da sua libertação parecia tudo menos uma libertação. Num dia, a Emilie estava a realizar um exame médico de rotina e, no outro estava a ser levada de ambulância para um centro de internamento da especialidade. Ela começou a entrar em pânico só de pensar na ideia de ficar separada dos seus filhos, do marido e de casa.

Nessa noite, sozinha num quarto frio e escuro, a Emilie aninhou-se na cama e chorou. A sua capacidade de raciocinar diminuiu até que finalmente, dominada pela ansiedade, pelo medo e pela escuridão opressiva do quarto e na sua alma, Emilie pensou que morreria naquela noite. Sozinha.

Naquela condição desesperada, de alguma forma, a Emilie reuniu forças para sair da cama e ajoelhar-se. Sem qualquer postura, que às vezes fizesse parte das orações anteriores, Emilie entregou-se por completo ao Senhor enquanto implorava desesperadamente: “Querido Deus, eu preciso de Si. Por favor ajude-me. Não quero ficar sozinha. Por favor, ajude-me a sobreviver a esta noite.”

E de imediato, tal como Ele tinha feito com Pedro, Jesus estendeu a Sua mão e salvou a sua alma que se afundava.11 A Emilie foi envolvida por uma maravilhosa sensação de calma, coragem, segurança e amor. O quarto deixou de ser frio, ela sabia que já não estava sozinha e, pela primeira vez desde os seus 14 anos, Emilie sabia que tudo iria correr bem. E ao “[despertar] para Deus”12 adormeceu em paz. E assim vemos que “se vos arrependerdes e não endurecerdes o coração, imediatamente terá efeito para vós o grande plano de redenção”.13

Imagem
A Família no templo

A cura e a libertação final da Emilie demoraram muito tempo — meses de tratamento, treino e aconselhamento, durante os quais ela foi apoiada e, por vezes, conduzida pela Sua bondade. E essa bondade continuou com ela quando entrou no templo com o seu marido e filhos para serem selados para a eternidade. Tal como o povo de Zaraenla, a Emilie agora dá graças ao refletir sobre a bondade imediata de Deus e o Seu poder que a libertou da escravidão.

Agora, da vida de um outro crente valente. No dia 27 de Dezembro de 2013, a Alicia Schroeder saudou alegremente os seus queridos amigos, Sean e Sharla Chilcote, que, inesperadamente, apareceram à sua porta. O Sean, que também era o bispo da Alicia, entregou-lhe o seu telemóvel e disse solenemente: “Alicia, nós gostamos muito de ti. Agora, atende esta chamada.

Era o marido da Alicia, o Mario, que estava a ligar. Ele estava numa área remota, com alguns dos seus filhos, numa viagem de mota de neve, há muito esperada. Acontecera um terrível acidente. O Mario estava gravemente ferido, e o seu filho de 10 anos, o Kaleb, tinha falecido. Quando o Mario, em lágrimas, contou à Alicia sobre a morte do Kaleb, ela foi invadida por uma sensação de choque e horror que muito poucos alguma vez sentirão. Ela caiu por terra. Paralisada por uma angústia indescritível, a Alicia não conseguia falar nem mexer-se.

O bispo e a irmã Chilcote, prontamente, a levantaram e seguraram. Eles choraram e lamentaram-se, profundamente, durante algum tempo. Depois, o bispo Chilcote ofereceu-se para dar uma bênção à Alicia.

O que aconteceu depois é incompreensível sem se ter alguma noção da Expiação de Jesus Cristo e da bondade imediata de Deus. O bispo Chilcote, gentilmente, colocou as suas mãos sobre a cabeça da Alicia e, com uma voz trémula, começou a falar. A Alicia ouviu duas coisas como se tivessem sido ditas pelo próprio Deus. Primeiro, ouviu o seu nome, Alicia Susan Schroeder. Depois, ouviu o bispo invocar a autoridade do Deus Todo-Poderoso. Nesse instante — com a simples declaração do seu nome e do poder de Deus — a Alicia foi invadida por uma indescritível sensação de paz, amor, consolo e uma espécie de alegria. E essas sensações permaneceram com ela.

Claro que a Alicia, o Mario e a sua família ainda se lamentam pela perda do Kaleb. Isto é difícil! Sempre que falo com ela, os olhos da Alicia enchem-se de lágrimas enquanto descreve o quanto ama e sente falta do seu menino. E os seus olhos permanecem húmidos, quando descreve o modo como o Grande Libertador a apoiou em cada momento da sua provação, começando com a Sua bondade imediata aquando do seu mais profundo desespero e como continua ainda com a brilhante esperança de uma doce reunião que “não será daqui a muitos dias”.

Percebo que, por vezes, as experiências da vida geram confusão e turbulência que podem dificultar a receção, ou o reconhecimento, ou a retenção do tipo de alívio que chegou à Emilie e à Alicia. Eu já passei por momentos desses. Testifico que, durante tais momentos, a nossa mera preservação é uma manifestação terna e poderosa da bondade imediata de Deus. Lembrem-se que, a antiga Israel foi, em última instância, salva “pelo mesmo Deus que os havia preservado”14 dia após dia.

Presto testemunho de que Jesus Cristo é o Grande Libertador e, em Seu nome, prometo que, quando se voltarem para Ele, com real intenção e pleno propósito de coração, Ele livrar-vos-á de tudo o que ameaça diminuir ou destruir a vossa vida ou felicidade. Essa libertação pode levar mais tempo do que gostariam — talvez uma vida inteira ou mais. Assim, para vos dar consolo, coragem e esperança, para vos suster e fortalecer até ao dia da libertação final, recomendo-vos e testifico da imediata bondade de Deus em nome de Jesus Cristo, amém.