2010–2019
Podemos Fazer Melhor e Ser Melhores
Conferência Geral de abril de 2019


Podemos Fazer Melhor e Ser Melhores

Tornai o vosso foco no arrependimento diário tão essencial à vossa vida, que possais exercer o sacerdócio com maior poder do que nunca.

Meus queridos irmãos, é inspirador olhar para esta vasta congregação do batalhão de portadores do sacerdócio do Senhor. Vós sois uma força poderosa para o bem! Amamos-vos. Oramos por vós. E somos imensamente gratos por vós.

Recentemente, senti-me atraído pelas instruções do Senhor, dadas por intermédio do Profeta Joseph Smith: “Não pregues coisa alguma a esta geração, a não ser arrependimento”.1 Esta declaração é, frequentemente, repetida nas escrituras.2 Ela gera uma pergunta óbvia: “Será que todos precisam de se arrepender?” A resposta é sim.

Muitas pessoas consideram o arrependimento como sendo um castigo — algo a ser evitado, exceto nas circunstâncias mais sérias. Mas, este sentimento de ser penalizado é engendrado por Satanás. Ele tenta impedir-nos de olhar para Jesus Cristo,3 que está de braços abertos,4 na esperança e com o desejo de nos curar, perdoar, purificar, fortalecer, purificar e santificar.

No Novo Testamento, em grego, a palavra arrependimento é metanoeo. O prefixo meta- significa “mudar”. O sufixo -noeo está relacionado com as palavras gregas que significam “mente”, “conhecimento”, “espírito” e “respirar”.5

Assim, quando Jesus pede que nos “arrependamos”,6 Ele está a convidar-nos a mudar a nossa mente, o nosso conhecimento, o nosso espírito — e até mesmo a forma como respiramos. Está a pedir-nos que mudemos a nossa forma de amar, pensar, servir, usar o nosso tempo, tratar as nossas esposas, ensinar os nossos filhos e, até mesmo, de cuidar dos nossos corpos.

Nada é mais libertador, mais enobrecedor ou mais crucial para o nosso progresso individual, do que um foco regular e diário no arrependimento. O arrependimento não é um evento; é um processo. É a chave para a felicidade e a paz de espírito. Quando unido à fé, o arrependimento permite-nos aceder ao poder da Expiação de Jesus Cristo.7

Quer estejais a percorrer diligentemente o caminho do convénio, quer tenhais escorregado ou saído do caminho do convénio, ou nem sequer conseguis ver o caminho de onde agora estais, suplico-vos que vos arrependais. Experimentai o poder fortalecedor do arrependimento diário — de fazer e ser um pouco melhor a cada dia.

Quando escolhemos arrepender-nos, escolhemos mudar! Permitimos que o Salvador nos transforme na melhor versão de nós próprios. Escolhemos crescer espiritualmente e receber alegria — a alegria da redenção Nele.8 Quando escolhemos arrepender-nos, escolhemos tornar-nos mais semelhantes a Jesus Cristo!9

Irmãos, precisamos fazer melhor e ser melhores porque estamos numa batalha. A batalha contra o pecado é real. O adversário está a quadruplicar os seus esforços para perturbar testemunhos e impedir a obra do Senhor. Está a armar os seus servos com armas potentes para nos impedir de participar da alegria e do amor do Senhor.10

O arrependimento é a chave para evitar a miséria infligida pelas armadilhas do adversário. O Senhor não espera a perfeição de nós nesta etapa do nosso progresso eterno. Mas espera que nos tornemos cada vez mais puros. O arrependimento diário é o caminho para a pureza e a pureza traz poder. A pureza pessoal pode tornar-nos ferramentas poderosas nas mãos de Deus. O nosso arrependimento — a nossa pureza — capacitar-nos-á para ajudar na coligação de Israel.

O Senhor ensinou ao Profeta Joseph Smith “que os direitos do sacerdócio são inseparavelmente ligados com os poderes do céu e que os poderes do céu não podem ser controlados nem exercidos a não ser de acordo com os princípios da retidão”.11

Sabemos o que nos dará maior acesso aos poderes do Céu. Também sabemos o que vai atrapalhar o nosso progresso — o que devemos deixar de fazer para aumentar o nosso acesso aos poderes do Céu. Irmãos, em espírito de oração, procurai perceber o que está a bloquear o vosso caminho para o arrependimento. Identificai o que vos impede de vos arrependerdes. E, então, mudai! Arrependei-vos! Todos podemos fazer melhor e ser melhores do que alguma vez já fomos.12

Há coisas específicas em que, provavelmente, podemos melhorar. Uma delas é a forma como tratamos o nosso corpo. Eu admiro o milagre do corpo humano. É uma criação magnífica, essencial para a nossa ascensão gradual, em direção ao nosso potencial divino final. Não podemos progredir sem ele. Ao nos dar o dom dum corpo, Deus permitiu-nos dar um passo vital para nos tornarmos mais semelhantes a Ele.

Satanás compreende isto. Ele irrita-se com o facto da sua apostasia pré-mortal o desqualificar permanentemente deste privilégio, o que o deixa num estado de inveja e ressentimento constantes. Assim, muitas, senão a maioria, das tentações que coloca no nosso caminho, levam-nos a abusar do nosso corpo ou do corpo dos outros. Como Satanás é miserável sem um corpo, quer que sejamos miseráveis por causa do nosso.13

O vosso corpo é o vosso templo pessoal, criado para abrigar o vosso espírito eterno.14 É importante cuidar deste templo. Agora, eu pergunto-vos, irmãos: Estais mais interessados em vestir e adornar o vosso corpo para serdes apelativos para o mundo do que para agradar a Deus? A vossa resposta a esta pergunta envia-Lhe uma mensagem direta sobre os vossos sentimentos em relação ao transcendente dom Dele para vós. Irmãos, creio que ter esta reverência pelo nosso corpo é algo em que podemos fazer melhor e ser melhores.

Outra maneira de fazer melhor e ser melhores, é a forma como honramos as mulheres na nossa vida, começando com as nossas esposas e filhas, as nossas mães e irmãs.15

Há alguns meses, recebi uma carta desoladora duma querida irmã. Ela escreveu: “Para ter a atenção total dos nossos maridos e filhos, [as minhas filhas e eu] sentimos que estamos numa competição cerrada, 24 horas por dia, com atualizações desportivas, videojogos, atualizações na bolsa de valores [e] com infinitas análises e visualizações de jogos de todo o tipo de desportos [concebíveis]. Parece que estamos a perder o nosso lugar na primeira fila dos nossos maridos e filhos por causa de terem, permanentemente, na primeira fila os [desportos e os jogos]”.16

Irmãos, o vosso primeiro e mais importante dever como portadores do sacerdócio é amar e cuidar da vossa esposa. Tornai-vos um com ela. Sede o parceiro dela. Tornai mais fácil a sua vontade de querer ser vossa. Nenhum outro interesse na vida deve ter prioridade sobre construir um relacionamento eterno com ela. Nada na televisão, num dispositivo móvel ou num computador é mais importante que o seu bem-estar. Fazei um inventário de como gastais o vosso tempo e onde empregais a vossa energia. Isso mostrar-vos-á onde está o vosso coração. Orai para terdes o vosso coração sintonizado com o da vossa esposa. Procurai trazer-lhe alegria. Procurai o seu conselho e escutai-o. As suas contribuições melhorarão o vosso desempenho.

Se precisais arrepender-vos devido à forma como tratastes as mulheres que vos são mais próximas, começai agora. Lembrai-vos, também, que é vossa a responsabilidade de ajudar as mulheres da vossa vida a receber as bênçãos provenientes de viver a lei de castidade do Senhor. Nunca sejais a razão pela qual uma mulher é incapaz de receber as suas bênçãos do templo.

Irmãos, todos precisamos de nos arrepender. Precisamos de levantar-nos do sofá, pousar o comando e acordar do nosso sono espiritual. Está na hora de vestir toda a armadura de Deus, para podermos envolver-nos na obra mais importante da Terra. Está na hora de “[lançar as] vossas foices e [ceifar] com todo o poder, mente e força”.17 As forças do mal nunca se enfureceram com tanta força como hoje. Como servos do Senhor, não podemos estar a dormir enquanto esta batalha se intensifica.

A vossa família precisa da vossa liderança e amor. O vosso quórum e os membros da vossa ala ou ramo, precisam da vossa força. E todos os que vos conhecem, precisam de saber como é e como age um verdadeiro discípulo do Senhor.

Meus queridos irmãos, fostes escolhidos pelo nosso Pai para virdes à Terra, neste momento crucial, por causa do vosso valor espiritual pré-mortal. Estais entre os melhores e os mais valentes homens que já vieram à Terra. Satanás sabe quem são e quem foram na vida pré-mortal e compreende o trabalho que tem de ser feito antes do Salvador voltar. E, depois de milénios a praticar as suas artes astutas, o adversário é experiente e incorrigível.

Com gratidão, o sacerdócio que possuímos é muito mais forte do que as artimanhas do adversário. Suplico-vos para serdes os homens e os rapazes que o Senhor precisa que sejais. Tornai o vosso foco no arrependimento diário tão essencial à vossa vida, que possais exercer o sacerdócio com maior poder do que nunca. Esta é a única forma de vos manterdes a vós e à vossa família espiritualmente seguros, nos dias desafiadores que se avizinham.

O Senhor precisa de homens altruístas, que colocam o bem-estar dos outros à frente do seu. Precisa de homens que, intencionalmente, trabalhem para ouvir a voz do Espírito com clareza. Precisa de homens do convénio, que guardam os seus convénios com integridade. Precisa de homens que estejam determinados a manter-se sexualmente puros — homens dignos que podem ser chamados, a qualquer momento, para dar bênçãos com coração puro, mente limpa e mãos prontas a ajudar. O Senhor precisa de homens desejosos de se arrependerem — homens zelosos para servir e fazer parte do batalhão de dignos portadores do sacerdócio do Senhor.

Abençoo-vos para que vos torneis tais homens. Abençoo-vos com a coragem de vos arrependerdes diariamente e aprenderdes a exercer todo o poder do sacerdócio. Abençoo-vos para comunicardes o amor do Salvador à vossa esposa e filhos e a todos que os que vos conhecem. Abençoo-vos para fazerdes melhor e serdes melhores. E abençoo-vos para que, ao fazerdes estes esforços, vejais milagres na vossa vida.

Estamos envolvidos na obra do Deus Todo-Poderoso. Jesus é o Cristo. Nós somos os Seus servos. Disto testifico, em nome de Jesus Cristo. Amém.