2010–2019
O Verdadeiro, Puro e Simples Evangelho de Jesus Cristo
Conferência Geral de abril de 2019


O Verdadeiro, Puro e Simples Evangelho de Jesus Cristo

Amar a Deus e amar o nosso próximo é o fundamento doutrinário de ministrar, da aprendizagem centrada no lar com o apoio da Igreja, da adoração espiritual no Dia do Senhor e do trabalho de salvação.

Meus irmãos e irmãs, é difícil para mim acreditar que foi há 71 anos, em 1948, que servi como missionário em Inglaterra e que foi há 44 anos atrás que a minha esposa, Barbara, e eu levámos a nossa família para o Canadá, quando servi como presidente da Missão Toronto Canadá. Enquanto servia lá, em abril de 1976, fui chamado para o Primeiro Quórum dos Setenta e, inesperadamente, em 1985, fui chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos. Ao contrário dos meus chamados anteriores, que incluíam uma desobrigação no futuro, a desobrigação do meu chamado nos Doze não é a melhor opção no momento; no entanto, oro para que esse dia chegue só depois de ter terminado tudo o que o Senhor me chamou para fazer.

Ao pensar nos meus últimos 43 anos de serviço como Autoridade Geral e no privilégio que tive de ministrar aos filhos do Pai Celestial, percebi mais plenamente que Ele deseja que todos os Seus filhos encontrem paz, alegria e felicidade nas suas vidas.

O profeta Leí ensinou: “Homens [e mulheres] existem, para que tenham alegria”.1 Há muitas razões pelas quais a paz, a alegria e a felicidade podem iludir-nos nesta vida, que incluem a pobreza, a guerra, os desastres naturais e os contratempos inesperados no emprego, na saúde e nas relações familiares.

Mas, mesmo que não possamos controlar as forças externas que afetam a nossa vida aqui na Terra, enquanto nos esforçarmos para nos tornarmos discípulos fiéis do Senhor Jesus Cristo, podemos encontrar paz, alegria e felicidade, apesar dos problemas mundanos que circulam ao nosso redor.

Um dos meus filhos disse, certa vez: “Pai, pergunto-me se algum dia conseguirei chegar lá”. Então, eu respondi: “Tudo o que o Pai Celestial nos pede é que demos o nosso melhor todos os dias”. Irmãos e irmãs, façam o melhor que puderem, dia após dia, e antes que se apercebam, compreenderão que o vosso Pai Celestial vos conhece e vos ama. E quando souberem isto — quando realmente o souberem — a vossa vida terá um propósito e um significado real, e serão repletos de alegria e paz.

Sendo a Luz do Mundo, o Salvador disse: “Para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.2

“Eis que Jesus Cristo é o nome dado pelo Pai; e não é dado qualquer outro nome pelo qual o homem possa ser salvo;

Portanto, todos os homens [e mulheres] devem tomar sobre si o nome que é dado pelo Pai.”3

As escrituras ensinam-nos que Satanás deseja levar as pessoas às trevas. Todo o seu esforço é para excluir a luz e a verdade de Jesus Cristo e do Seu evangelho. Tal como Leí ensinou aos seus filhos, o diabo “procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio”.4 Se a “obra e a glória” do Pai Celestial é “trazer imortalidade e vida eterna aos [homens e mulheres]”,5 a “obra” de Lúcifer é trazer miséria e aflição infindável aos filhos de Deus. O Pecado e a transgressão obscurecem a Luz de Cristo nas nossas vidas. É por isso que a nossa demanda é aproveitar a Luz de Cristo, que traz paz, alegria e felicidade.

No último ano e meio, o Senhor inspirou o seu profeta e os apóstolos a implementar uma série de maravilhosos ajustes. No entanto, preocupo-me com o facto de que os propósitos espirituais destes ajustes possam perder-se no entusiasmo pelas mudanças em si.

Joseph F. Smith disse: “O evangelho verdadeiro, puro e simples de Jesus Cristo foi restaurado. Somos responsáveis por mantê-lo na Terra”.6 Ele acrescentou que o evangelho verdadeiro, puro e simples são as “doutrinas salvadoras de Cristo”.7

Nas Regras de Fé, o Profeta Joseph Smith ensinou que por intermédio “da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva, pela obediência às leis e ordenanças do Evangelho”.8

Os primeiros princípios do evangelho são fé no Senhor Jesus Cristo, arrependimento, batismo, o dom do Espírito Santo e a perseverança até ao fim. O seu irmão Hyrum ensinou: “Preguem esses princípios repetidas vezes, e então verão que, dia após dia, novas ideias e mais luz a respeito deles lhes serão reveladas. Podem crescer nelas de modo a [compreendê-las] claramente. Serão [assim] capazes de fazer com que elas se tornem mais facilmente compreendidas pelas pessoas que ensinarem”.9

A melhor maneira de vermos os propósitos espirituais da Igreja é viver os ensinamentos verdadeiros, puros e simples de Cristo e aplicar os dois grandes mandamentos do Salvador: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração… E amarás o teu próximo como a ti mesmo.”10

A obediência a estes dois grandes mandamentos proporciona uma forma de sentir mais paz e alegria. Quando amamos e servimos o Senhor e amamos e servimos o nosso próximo, naturalmente, desfrutaremos de mais alegria do que por qualquer outro meio.

Amar a Deus e amar o nosso próximo é o fundamento doutrinário de ministrar, da aprendizagem centrada no lar com o apoio da Igreja, da adoração espiritual no Dia do Senhor e do trabalho de salvação em ambos os lados do véu, apoiado pela Sociedade de Socorro e pelo quórum de Elderes. Todas estas coisas se baseiam nos mandamentos divinos de amar a Deus e amar o nosso próximo. Pode haver algo mais básico, mais fundamental e mais simples do que isto?

Viver o verdadeiro, puro e simples plano do evangelho permitir-nos-á ter mais tempo para visitar as viúvas, os viúvos, os órfãos, os solitários, os doentes e os pobres. Encontraremos paz, alegria e felicidade na nossa vida ao servir o Senhor e o nosso próximo.

Os ajustes no Dia do Senhor que enfatizam o estudo e a aprendizagem do evangelho centrada no lar com o apoio da Igreja, são uma oportunidade para renovar o nosso espírito e a nossa devoção a Deus dentro das paredes dos nossos lares. O que poderia ser mais simples, básico e profundo? Irmãos e irmãs, conseguem entender que aprender e ensinar o evangelho nas nossas famílias é uma maneira importante de encontrar alegria e felicidade na nossa vida?

Ao falar do Dia do Senhor, o Salvador disse: “Porque em verdade esse é um dia designado para descansares de teus labores e prestares tua devoção ao Altíssimo”.11 E acrescentou: “para que tua alegria seja completa … [através de] regozijo e oração… e se fizerdes estas coisas com ação de graças, com o coração e o semblante alegres… [e] com o coração feliz e o semblante alegre”.12

Atentem para algumas das palavras-chave nesta revelação: alegria, regozijo, ação de graças, corações alegres, coração feliz e um semblante alegre. Parece-me que a observância do Dia do Senhor deve trazer um sorriso ao nosso rosto.

Imagem
Saudação na igreja

À medida que ministrarmos de maneira mais elevada e santa, considerem como é essencial saudar todos os que vêm às nossas reuniões da Igreja, especialmente, os novos membros e os visitantes. Todos nós deveríamos apreciar cantar os hinos e ouvir atentamente as palavras das orações sacramentais, com um coração e uma mente abertos.

Os testemunhos de fé, nas nossas reuniões de jejum e testemunho, são conduzidos por um membro do bispado, que partilha um breve testemunho focado no plano de felicidade e no verdadeiro, puro e simples evangelho de Cristo. Todos os outros devem seguir este exemplo. Devemos lembrar-nos que existem outros lugares onde é apropriado contar histórias ou partilhar aventuras de viagem. Ao mantermos o nosso testemunho simples e focado no evangelho de Cristo, Ele proporcionar-nos-á uma renovação espiritual à medida que partilharmos o nosso testemunho uns com os outros.

Através das lentes, bem definidas, do amor a Deus e do amor pelo nosso próximo, é mais fácil vermos como podemos ministrar eficazmente. Em termos simples, ministramos porque amamos o nosso Pai Celestial e os Seus filhos. Acredito que os nossos esforços para ministrar serão mais bem-sucedidos se ministrarmos de forma simples. As maiores alegrias vêm das coisas simples da vida, por isso devemos ter cuidado e não pensar que é preciso acrescentar algo mais a qualquer um dos ajustes que recebemos para edificar a fé e os fortes testemunhos no coração dos filhos de Deus.

Não compliquemos as coisas com reuniões, expectativas ou requisitos adicionais. Mantenham as coisas simples. É nessa simplicidade que encontrarão a paz, a alegria e a felicidade de que tenho falado.

Durante anos, os propósitos da liderança da Igreja, conforme declarado no Manual 2, são desfechos claros e simples, que passo a citar:

Imagem
Uma família no acerto do dízimo

“Os líderes incentivam todos os membros a receberem todas as ordenanças essenciais do sacerdócio, guardarem os convénios a elas associados e qualificarem-se para a exaltação e a vida eterna…

Imagem
Um casal no templo

Adultos: Incentivar cada adulto a ser digno de receber as ordenanças do templo.” Ensinem todos os adultos a identificar os seus antepassados e a realizar, por eles, as ordenanças vicárias no templo.

Imagem
Ordenação ao sacerdócio
Imagem
Moças com cartões de ordenanças do templo

Jovens: Ajudar a preparar todo rapaz para receber o Sacerdócio de Melquisedeque e as ordenanças do templo e para ser digno de servir uma missão de tempo integral. Ajudar a preparar toda a moça para ser digna de fazer e guardar convénios sagrados e receber as ordenanças do templo.” Fortalecer a juventude através da sua participação em atividades significativas.

Imagem
Conselho da Ala

Todos os Membros: Ajudar os líderes do sacerdócio e das auxiliares, os conselhos de ala, os missionários de ala e de tempo integral e todos os membros a trabalharem em cooperação num esforço equilibrado para resgatar as pessoas, fortalecer as famílias e as unidades da Igreja, aumentar a atividade no sacerdócio e coligar Israel por meio da conversão, retenção e ativação. Ensinar os membros a sustentarem-se a si mesmos e à sua família e ajudar os pobres e necessitados à maneira do Senhor.”13

O meu serviço na Igreja abençoou-me com muitas experiências espirituais notáveis e especiais. Sou uma testemunha de que o Senhor dirige a Sua Igreja para realizar os Seus propósitos. Recebi orientação divina muito além da minha capacidade. Para mim, a alegria de viver o evangelho tem sido centrada na doutrina e no verdadeiro, puro e simples evangelho de Jesus Cristo.

Servi sob as chaves e instruções de seis profetas e presidentes da Igreja, desde Spencer W. Kimball a Russell M. Nelson. Testifico que cada um deles foi e é o profeta escolhido por Deus. Eles ensinaram-nos princípios essenciais sobre a Igreja, o evangelho e a doutrina de Cristo. O Presidente Nelson está a levar o trabalho do Senhor adiante num ritmo de tirar o fôlego. Digo de “tirar o fôlego” porque ele é o único dos Apóstolos que é mais velho do que eu, e sou eu quem está a ter dificuldades em acompanhá-lo! Sou uma testemunha de que as chaves do sacerdócio e o manto de um profeta de Deus estão sobre ele. O Presidente Nelson ensina o verdadeiro, puro e simples evangelho de Jesus Cristo. Presto o meu testemunho de que Jesus é o Cristo e esta é a Sua Igreja — da qual testifico, humildemente, em nome de Jesus Cristo. Amém.