2010–2019
As mulheres e o aprendizado do evangelho no lar
Outubro de 2018


As mulheres e o aprendizado do evangelho no lar

O Salvador é seu exemplo perfeito de como vocês desempenharão um papel importante em Sua obra de colocar maior ênfase no aprendizado do evangelho no lar.

Minhas amadas irmãs, é maravilhoso estar com vocês. Este é um momento emocionante em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Senhor está derramando conhecimento sobre Sua Igreja, como prometeu que faria.

Vocês se lembram do que Ele disse: “Até quando podem águas correntes permanecer impuras? Que poder deterá os céus? Seria tão inútil o homem estender seu braço débil para deter o rio Missouri em seu curso ou fazê-lo ir correnteza acima, como o seria impedir que o Todo-Poderoso derramasse conhecimento do céu sobre a cabeça dos santos dos últimos dias”.1

Parte da atual disseminação de conhecimento por parte do Senhor se relaciona a acelerar a propagação da verdade eterna sobre a cabeça e sobre o coração de Seu povo. Ele deixou claro que as filhas do Pai Celestial terão um papel primordial nessa milagrosa aceleração. Uma evidência desse milagre é o fato de Ele orientar Seu profeta vivo a dar maior ênfase à instrução do evangelho no lar e dentro da família.

Vocês podem se perguntar: “Como isso faz das irmãs uma força fundamental para ajudar o Senhor a derramar Seu conhecimento sobre Seus santos?” O Senhor dá a resposta no documento “A Família: Proclamação ao Mundo”. Vocês se lembram das palavras, mas podem ver um novo significado e reconhecer que o Senhor previu essas empolgantes mudanças que estão acontecendo agora. Nessa proclamação, Ele atribui às irmãs a responsabilidade de serem as principais educadoras do evangelho na família, com essas palavras: “A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos”.2 Isso inclui nutrir no tocante à verdade e ao conhecimento do evangelho.

A proclamação continua: “O pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais”.3 Eles são parceiros iguais; iguais em seu potencial de crescimento eterno e de adquirir conhecimento, e são unidos ao ajudar um ao outro. Eles são iguais em seu destino divino para serem exaltados juntos. Na verdade, homens e mulheres não podem ser exaltados sozinhos.

Por que, então, uma filha de Deus em um relacionamento de união e igualdade recebe a responsabilidade primordial de prover aos filhos o nutriente mais importante que todos devemos receber, que é o conhecimento da verdade vindo dos céus? Até onde consigo ver, essa tem sido a maneira do Senhor desde que as famílias foram criadas neste mundo.

Por exemplo, foi Eva quem recebeu o conhecimento de que Adão precisava partilhar do fruto da árvore do conhecimento para que pudessem guardar todos os mandamentos de Deus e formar uma família. Não sei por que Eva o recebeu primeiro, mas Adão e Eva foram perfeitamente unidos quando o conhecimento foi derramado sobre Adão.

Outro exemplo de que o Senhor utiliza os dons que as mulheres têm de nutrir é o modo como Ele fortaleceu os guerreiros de Helamã. Fico com um nó na garganta quando leio este relato e me lembro das palavras serenas e tranquilizadoras de minha própria mãe quando saí de casa para o serviço militar.

Helamã registrou:

“Eles tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria.

E repetiram-me as palavras de suas mães, dizendo: Não duvidamos de que nossas mães o soubessem”.4

Embora eu não saiba todos os motivos pelos quais o Senhor atribuiu às irmãs fiéis a responsabilidade primordial de nutrir as famílias, acredito que isso esteja relacionado à sua capacidade de amar. É necessário um grande amor para perceber as necessidades de outra pessoa mais do que as suas próprias. Isso é o puro amor de Cristo pela pessoa que você nutre. Esse sentimento de caridade vem da pessoa que escolhe ser a responsável por nutrir, tendo se qualificado pelos efeitos da Expiação de Jesus Cristo. O lema da Sociedade de Socorro, exemplificado por minha própria mãe, é, a meu ver, inspirado: “A caridade nunca falha”.

Como filhas de Deus, vocês têm uma capacidade ampla e natural de perceber as necessidades de outras pessoas e de amá-las. Isso, por sua vez, faz com que vocês sejam mais suscetíveis aos sussurros do Espírito. O Espírito pode, então, guiar seus pensamentos, guiar o que dizem e o que devem fazer para nutrir as pessoas a fim de que o Senhor derrame sobre elas conhecimento, verdade e coragem.

Cada uma de vocês, irmãs que estão ao alcance de minha voz, encontra-se em um lugar singular em sua jornada da vida. Algumas são jovens moças que participam da sessão geral das mulheres pela primeira vez. Algumas são moças que estão se preparando para nutrir da forma que Deus espera que façam. Algumas são recém-casadas que ainda não tiveram filhos; outras são jovens mães com um ou mais filhos. Algumas são mães de adolescentes e outras têm filhos no campo missionário. Algumas têm filhos que se enfraqueceram na fé e que estão longe de seu lar. Algumas vivem sozinhas, sem nenhum companheiro fiel. Outras são avós.

Ainda assim, qualquer que seja sua circunstância pessoal, você faz parte — uma parte essencial — da família de Deus e de sua própria família, quer seja no futuro, neste mundo ou no mundo espiritual. A responsabilidade que você recebeu de Deus é a de nutrir a maior quantidade de membros que puder de sua família e da família Dele com seu amor e com sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Seu desafio prático é saber quem, como e quando nutrir. Vocês precisam da ajuda do Senhor. Ele conhece o coração das pessoas e Ele sabe quando elas estão prontas para aceitar serem nutridas. Sua oração de fé será sua chave para o sucesso. Vocês podem confiar que vão receber orientação Dele.

Ele deu este incentivo: “Pedi ao Pai em meu nome com fé, acreditando que recebereis, e tereis o Espírito Santo, que manifesta todas as coisas que são convenientes aos filhos dos homens”.5

Além da oração, o estudo dedicado das escrituras será parte do seu poder crescente de nutrir. Esta é a promessa: “Nem de antemão vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas entesourai sempre em vossa mente as palavras de vida e na hora precisa vos será dada a porção que será concedida a cada homem”.6

Vocês reservarão mais tempo para orar, para ponderar e para meditar sobre assuntos espirituais. O conhecimento da verdade será derramado sobre vocês e seu poder de nutrir outras pessoas em sua família aumentará.

Haverá ocasiões em que vocês sentirão que seu progresso em aprender a nutrir com mais eficácia está lento. Será necessário fé para perseverar. O Salvador dá a vocês estas palavras de encorajamento:

“Portanto não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande.

Eis que o Senhor requer o coração e uma mente solícita; e os que são solícitos e obedientes comerão do bem da terra de Sião nestes últimos dias”.7

Sua presença nesta noite é a evidência de que vocês têm o desejo de aceitar o convite do Senhor de nutrir outras pessoas. Isso se aplica até à mais jovem de vocês aqui hoje. Vocês podem saber quem devem nutrir em sua família. Se orarem com real intenção, um nome ou rosto virá à sua mente. Se orarem para saber o que fazer ou o que dizer, vocês sentirão uma resposta. Todas as vezes que vocês obedecerem, seu poder de nutrir aumentará. Vocês estarão se preparando para o dia em que vão nutrir seus próprios filhos.

As mães de filhos adolescentes podem orar para saber como nutrir um filho ou uma filha que parecem indiferentes ao ser nutridos. Vocês podem orar para saber quem poderia ter a influência espiritual de que seus filhos precisam e de quem eles aceitariam. Deus ouve e responde às orações sinceras de mães preocupadas e Ele envia ajuda.

Além delas, as avós que estão aqui esta noite talvez sintam um aperto no peito causado pelos fardos e pelas dificuldades de seus filhos e netos. Vocês podem obter coragem e orientação com as experiências de famílias nas escrituras.

Desde a época de Adão e Eva, passando pelo pai Israel e por todas as famílias do Livro de Mórmon, há uma sólida lição sobre o que fazer a respeito da tristeza de se ter filhos indiferentes: nunca deixem de amar.

Temos o exemplo motivador do Salvador, que nutriu os filhos espirituais rebeldes do Pai Celestial. Mesmo quando eles e nós causamos dor, a mão do Salvador ainda está estendida.8 Ele falou em 3 Néfi a respeito de seus irmãos e de suas irmãs espirituais que Ele tentou nutrir, mas sem sucesso: “Ó povo (…) que sois da casa de Israel, quantas vezes vos ajuntei como a galinha ajunta seus pintos sob as asas e alimentei-vos!”9

Para vocês, irmãs em todos os estágios da jornada da vida, em qualquer situação familiar e em todas as culturas, o Salvador é seu exemplo perfeito de como vocês desempenharão um papel importante em Sua obra de colocar maior ênfase no aprendizado do evangelho no lar e em família.

Vocês trarão seu sentimento natural de caridade para as mudanças relacionadas a atividades e práticas em sua família. Isso trará maior crescimento espiritual. Quando orarem com seus familiares e quando orarem por eles, vocês sentirão o amor que vocês e o Salvador têm por eles. Esse dom espiritual se fortalecerá cada vez mais à medida que o buscarem. Os membros de sua família vão senti-lo à medida que orarem com mais fé.

Quando sua família se reunir para ler as escrituras em voz alta, vocês já as terão lido e orado sobre elas a fim de se prepararem. Vocês encontrarão momentos para orar com o intuito de que o Espírito ilumine sua mente. Então, quando for sua vez de ler, os membros de sua família sentirão seu amor por Deus e por Suas palavras. Eles serão nutridos por Ele e por Seu Espírito.

A mesma propagação pode acontecer em qualquer reunião familiar se vocês orarem e planejarem para que isso aconteça. Pode ser necessário esforço e tempo, mas resultará em milagres. Lembro-me de uma lição que minha mãe ensinou quando eu era pequeno. Ainda consigo visualizar em minha mente o mapa colorido que ela fez com as viagens do apóstolo Paulo. Fico imaginando como ela encontrou tempo e energia para fazer aquilo. E até hoje sou abençoado por seu amor por aquele apóstolo fiel.

Cada uma de vocês vai encontrar maneiras de contribuir para a propagação da verdade sobre sua família na Igreja restaurada do Senhor. Cada uma de vocês vai orar, estudar e ponderar para saber qual será sua incomparável contribuição. Mas sei que cada uma de vocês, igualmente unidas com os filhos de Deus, será parte fundamental de um milagre de aprendizado e vivência do evangelho que vai acelerar a coligação de Israel e vai preparar a família de Deus para o retorno glorioso do Senhor Jesus Cristo. No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.