2010–2019
“Um Vidente Escolhido Levantarei Eu”
Outubro de 2016


“Um Vidente Escolhido Levantarei Eu”

Por Joseph Smith ter sido um profeta, temos mais do que uma janela para o céu, a própria porta para a eternidade está aberta para nós.

Quando Morôni apareceu a Joseph Smith pela primeira vez, ele advertiu que o nome de Joseph “seria considerado bom e mau entre todas as nações”.1 Vimos o cumprimento dessa profecia. Na guerra entre o bem e o mal, a Restauração do evangelho por meio do Profeta Joseph Smith não somente inspirou os fiéis que o seguiam, mas também provocou os antagonistas que lutaram furiosamente contra a causa de Sião e contra o próprio Joseph. Essa batalha não é nova. Teve início logo após o jovem Joseph entrar no Bosque Sagrado e continua hoje em dia com maior visibilidade na Internet.

O próprio Senhor declarou a Joseph Smith:

“Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti.

Enquanto os puros de coração e os prudentes e os nobres e os virtuosos procurarão conselho e autoridade e bênçãos sob tuas mãos constantemente”.2

Presto meu testemunho hoje a todos os que buscam compreender melhor a missão sagrada de Joseph Smith Jr., o Profeta da Restauração.

Não precisamos ficar constrangidos ao testificarmos da missão de Joseph como profeta, vidente e revelador, porque o Senhor sempre trabalhou por meio de profetas.3 Devido às verdades restauradas por meio de Joseph Smith, sabemos muito mais sobre nosso Pai Celestial e o Salvador Jesus Cristo. Sabemos sobre Seus atributos divinos, o relacionamento entre Eles e nós e o grande plano de redenção que nos permite voltar à presença Deles.

Falando sobre Joseph, o Presidente Brigham Young declarou: “Foi decretado nos conselhos da eternidade, muito antes de serem lançados os fundamentos da Terra, que [Joseph Smith] deveria ser o homem, na última dispensação deste mundo, a revelar a palavra de Deus ao povo e receber a plenitude das chaves e o poder do sacerdócio do Filho de Deus. O Senhor tinha Seus olhos postos sobre ele, (…) [pois ele] foi preordenado na eternidade para presidir esta última dispensação”.4

Em preparação para essa grande obra, Joseph Smith nasceu em uma família amorosa que passou por muitos dos fardos e das provações da vida. Quando Joseph começou a amadurecer, seus sentimentos em relação a Deus “[eram] profundos e muitas vezes pungentes”,5 no entanto, ele estava confuso com as ideias religiosas conflitantes de sua época. Felizmente o jovem Joseph não permitiu que suas perguntas enfraquecessem sua fé. Ele procurou respostas na Bíblia e encontrou o seguinte conselho: “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada”.6

Joseph escreveu: “Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração de um homem do que essa, naquele momento, no meu. Pareceu entrar com grande força em cada fibra de meu coração. Refleti repetidamente sobre ela”.7

Com simples fé, Joseph agiu de acordo com esses sentimentos espirituais. Ele encontrou um lugar afastado, ajoelhou-se e “[começou] a oferecer a Deus os desejos de [seu] coração”.8 Há muito poder na descrição de Joseph sobre o que aconteceu:

“Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim.

(…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!9

Joseph Smith viu Deus, o Pai Eterno, e Jesus Cristo, o Salvador e Redentor do mundo. Essa foi a Primeira Visão de Joseph. Nos anos que se seguiram, Joseph traduziu o Livro de Mórmon pelo dom e poder de Deus. Inúmeros outros seres celestes o visitaram, restaurando as verdades e a autoridade que haviam sido perdidas por séculos. Essas comunicações divinas de Joseph Smith abriram as janelas do céu e as glórias da eternidade à nossa visão. A vida de Joseph é um testemunho de que, se qualquer um de nós tiver falta de sabedoria, pode pedir a Deus com fé e receber respostas, às vezes de seres celestes, mas, com mais frequência, pelo poder do Espírito Santo, que fala a nós por meio de pensamentos e sentimentos inspirados.10 E por meio do Espírito Santo, podemos “saber a verdade de todas as coisas”.11

Para muitos de nós, um testemunho do Profeta Joseph Smith tem início ao lermos o Livro de Mórmon. Li o Livro de Mórmon de capa a capa pela primeira vez quando era um jovem aluno do Seminário matutino. Com minha imaginação ágil, decidi ler como se eu fosse Joseph Smith, descobrindo as verdades do Livro de Mórmon pela primeira vez. Isso causou uma influência tão grande em minha vida, que continuo lendo o Livro de Mórmon dessa forma. Frequentemente, sinto que isso aprofunda minha gratidão pelo Profeta Joseph e pelas verdades restauradas nesse precioso livro.

Por exemplo, imaginem os sentimentos de Joseph enquanto traduzia as passagens sobre o batismo para a remissão dos pecados. Joseph, que havia sido instruído a não se filiar a nenhuma das igrejas existentes, certamente tinha perguntas sobre essa ordenança de salvação. Suas perguntas o conduziram, mais uma vez, a orar, e essa oração resultou na visita de João Batista, que restaurou o Sacerdócio Aarônico e a autoridade para batizar.12

Ou pensem em como Joseph deve ter se sentido quando soube, pela primeira vez, que Jesus Cristo visitou o povo do hemisfério ocidental; que Ele os ensinou, orou por eles, curou seus doentes, abençoou suas crianças, conferiu-lhes a autoridade do sacerdócio e administrou o sacramento a eles.13 Joseph talvez não tenha percebido isso na época, mas o que ele aprendeu sobre as ordenanças e a organização da igreja primitiva de Cristo preparou-o para, posteriormente, ajudar o Senhor a restaurar essa mesma Igreja na Terra.

Durante a tradução do Livro de Mórmon, Joseph e sua esposa Emma entristeceram-se com a morte de seu bebê. Naqueles dias, os pregadores normalmente ensinavam que as crianças que morriam sem batismo estariam condenadas para sempre. Com isso em mente, imaginem como Joseph se sentiu ao traduzir estas palavras do Profeta Mórmon: “Criancinhas não necessitam de arrependimento nem de batismo. (…) As criancinhas (…) estão vivas em Cristo desde a fundação do mundo”.14

Talvez a passagem mais impressionante no Livro de Mórmon para o jovem Joseph pode ter sido o terceiro capítulo de 2 Néfi. Esse capítulo contém uma antiga profecia sobre um “vidente escolhido” a quem o Senhor levantaria nos últimos dias — um vidente chamado José, que receberia o mesmo nome de seu pai. Esse futuro profeta seria “de grande estima” e faria um trabalho “de grande benefício” ao seu povo. Ele seria “grande como Moisés” e receberia “poder para revelar [a palavra de Deus]”.15 Pensem em como Joseph Smith deve ter se sentido quando percebeu que essa profecia era sobre ele! Ele não estava traduzindo simplesmente uma história, estava traduzindo uma visão dos últimos dias, da miraculosa Restauração do evangelho de Jesus Cristo — e o próprio Joseph ajudaria a cumpri-la!

Hoje, quase 200 anos depois, é fácil ver como essa profecia tem se cumprido. Sabemos das grandiosas coisas que Joseph realizou como profeta do Senhor. Mas lembrem-se de que, quando Joseph traduziu essa profecia, ele tinha feito poucas das coisas que os profetas predisseram. Ele ainda era um rapaz com pouco mais de 20 anos. A Igreja não tinha sido organizada ainda. Não havia alas nem ramos, nenhum missionário e nenhum templo. Quase ninguém tinha ouvido falar de Joseph Smith, e alguns dos que ouviram se opuseram ativamente a ele. Agora, vejam a grande obra que o Senhor realizou por meio de Seu servo Joseph apesar da oposição contra ele. O cumprimento dessa profecia não é uma evidência convincente do chamado profético de Joseph Smith?

Se alguém estiver questionando seu testemunho de Joseph Smith ou tiver informações errôneas, enganosas e falsas sobre a vida e o ministério dele, convido-o a refletir sobre os frutos: as muitas bênçãos que recebemos por meio da milagrosa missão de Joseph Smith, o Profeta da Restauração.

Por Joseph Smith ter sido um profeta, as revelações e os profetas não são mais uma coisa do passado. O “[dia] de milagres”, visões, cura e ministração de anjos não cessou.16

Por Joseph Smith ter sido um profeta, cada um de nós tem acesso ao poder e às bênçãos do santo sacerdócio, incluindo o batismo, o dom do Espírito Santo e o sacramento.

Por Joseph Smith ter sido um profeta, temos as bênçãos e ordenanças do templo, as quais nos unem a Deus, nos tornam Seu povo e nos manifestam “o poder da divindade”, permitindo-nos um dia “ver o rosto de Deus, o Pai, e viver”.17

Por Joseph Smith ter sido um profeta, sabemos que o casamento e a família são uma parte essencial do plano de Deus para nossa felicidade. Sabemos que, por meio dos convênios e das ordenanças, nossos estimados relacionamentos familiares podem durar eternamente.

Por Joseph Smith ter sido um profeta, temos mais do que uma janela para o céu, a própria porta para a eternidade está aberta para nós. Podemos conhecer o “único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem [Ele Enviou]”.18 A vida eterna pode ser nossa.

Acima de tudo, por Joseph Smith ter sido um profeta, temos testemunhos e mais testemunhos de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Temos uma corrente ininterrupta de testemunhas especiais de Jesus Cristo, incluindo nosso profeta atual, o Presidente Thomas S. Monson, os conselheiros na Primeira Presidência e os membros do Quórum dos Doze Apóstolos. Aos seus testemunhos, acrescento o meu humilde, mas firme testemunho: Jesus Cristo vive e dirige Sua Igreja. Joseph Smith foi e é o Profeta da Restauração. O poder e a autoridade de Deus estão novamente na Terra. Declaremos destemidamente nosso testemunho e nossa gratidão por esse maravilhoso profeta, vidente e revelador do Senhor. É minha oração no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.