Estudar o Novo Testamento para Crescer e se Assemelhar Mais ao Salvador, Dizem os Líderes

Contribuição de R. Scott Lloyd, do Church News

  • 6 Janeiro 2015

Estudar o novo testamento é uma oportunidade de ver como Jesus Cristo agia e interagia com as pessoas na Terra depois de Sua existência pré-mortal, como espírito, e antes de Sua ressurreição.

Artigos em Destaque

  • O Novo Testamento é um livro de escrituras especial, no qual lemos as palavras de Cristo e daqueles que O conheciam.
  • A preparação e a participação nas aulas da Escola Dominical farão com que cresçamos e sejamos mais semelhantes ao Salvador.

“Ao nos prepararmos, o Espírito nos toca, nosso testemunho se fortalece e a participação nas aulas dominicais são mais enriquecedoras devido à nossa preparação”. — Irmão Devin G. Durrant da presidência geral da Escola Dominical

Ao iniciar em um ano inteiro de estudo do Novo Testamento, os Santos dos Últimos Dias têm diante de si mais uma oportunidade de aprender e se tornar mais semelhante ao Senhor Jesus Cristo, disseram os membros da presidência geral da Escola Dominical.

O irmão Tad R. Callister e seus conselheiros, o irmão John Sears Tanner e o irmão Devin G. Durrant, conversaram recentemente com o Church News a respeito do curso de estudo nas classes de Doutrina do Evangelho da Escola Dominical para toda a Igreja em 2015.

“Nós nos tornamos semelhantes àqueles a quem amamos e admiramos”, observou o irmão Callister. “Se pudermos ajudar as pessoas a amar e a admirar a vida do Salvador e deixar com que esse amor entre em seu lar, naturalmente se tornarão mais semelhantes ao Salvador e desejarão fazer as coisas que Ele quer que sejam feitas. E isso exige ótimos professores e ótimos ouvintes”.

O irmão Tanner disse que, em sua opinião, o Novo Testamento é um volume de escrituras incomparável.

“Eu o amo, pois é a única fonte de onde podemos realmente ver e ler a respeito do ministério mortal de Jesus”, disse ele. “Para nós, que desejamos nos tornar semelhantes a Cristo, estudar o Novo Testamento é uma oportunidade de ver como Ele agia e interagia com as pessoas na Terra depois de Sua existência pré-mortal, como espírito, e antes de Sua ressurreição. Temos a oportunidade de ouvir o testemunho de pessoas que interagiram com Jesus e que O conheceram quando Ele esteve na Terra. Andaram com Ele. Comeram com Ele. Sentaram-se a Seus pés. Ouviram e viram como Ele respondia as outras pessoas.”

A presidência geral da Escola Dominical: John Sears Tanner, à esquerda, primeiro conselheiro; Tad R. Callister, Presidente; Devin G. Durrant, segundo conselheiro.

Nesta cena dos Vídeos da Bíblia “Lázaro É Levantado de entre os Mortos”, o Salvador consola as irmãs, Marta e Maria (ver João 11:1-44).

Uma cena dos Vídeos da Bíblia “Vai-te e Não Peques Mais”, retratando Jesus e a mulher acusada de adultério a quem as pessoas queriam apedrejar (ver João 8:2-11).

No Vídeo da Bíblia “Jesus Cura uma Mulher de Fé”, uma mulher que havia sofrido com fluxo de sangue por doze anos toca na orla do manto do Salvador é curada pela fé (ver Marcos 5:22-43).

O irmão Durrant disse que, assim como muitas outras coisas na vida, o estudo do Novo Testamento depende do quanto nos dedicamos, “e ao estudarmos o Novo Testamento, temos a grande oportunidade de nos achegar ao Salvador.

Mas a diferença pode estar em nossa preparação antes de chegarmos à aula. Até certo ponto, estamos acostumados a ir para a aula e sermos nutridos. Com o evangelho, especificamente com o Novo Testamento, temos a oportunidade de sentir o Espírito tocar nosso coração durante a semana, ao nos preparar para a experiência que teremos no domingo. Ao nos prepararmos, o Espírito nos toca, nosso testemunho se fortalece e a participação nas aulas dominicais são mais enriquecedoras devido à nossa preparação. Não é apenas por causa do professor, mas porque somos capazes de contribuir e de compartilhar nossos pontos de vista e nossas experiências.”

O irmão Callister deu alguns conselhos para os professores do curso de Doutrina do Evangelho do Novo Testamento, para quando começarem a preparar cada lição. Ele disse que antes de ler o material da lição contido no manual do curso, o professor deve, primeiramente, ler as escrituras relacionadas à lição e, em seguida, orar e pedir inspiração.

“Esperamos que os professores comecem a preparar as lições com pelo menos uma semana de antecedência — sabendo que o Espírito Santo pode agir durante a semana inteira — e não apenas pelo período de duas horas no sábado.”

Ao preparar a lição dessa forma, o professor estará sempre preparando uma lição, mesmo que ele ou ela estejam fazendo outras atividades ao longo do dia, observou o irmão Callister.

Concordando com os comentários de seus conselheiros, o irmão Callister disse: “Esperamos que os alunos tenham uma perspectiva nova e digam: ‘quero contribuir com esta classe; quero participar. Quero fazer mais que somente ficar sentado durante 40 minutos. Vou estudar com antecedência; vou ouvir atentamente; vou tentar levantar a mão e participar.’”

Além disso, a presidência espera que os membros da classe de Doutrina do Evangelho levem para o seu lar o que aprenderam e sentiram, uma melhor compreensão do Salvador, para abençoar a vida dos membros da família.

Em resposta a uma pergunta se os temas do Novo Testamento podem ser considerados oportunos ou atemporais, o irmão Durrant disse: “O Salvador convida aqueles que estão com Ele a segui-Lo. Este é um evangelho de ação.”

Ele citou João 7:16-17, em que o Salvador disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”

O irmão Durrant disse que a doutrina de Cristo se refere a desenvolver fé em Jesus Cristo, ser batizado, compreender como o Espírito Santo pode abençoar vidas e o conceito de perseverar até o fim, o que é excelentemente ensinado no Novo Testamento.

“Para mim, um das melhores fórmulas para perseverar até o fim é encontrada no sermão da montanha”, disse ele. “Esta é a nossa oportunidade de fazer as coisas que Jesus Cristo nos pediu que fizéssemos. Se tivermos dúvidas sobre a doutrina, é só colocá-la em prática. Ao viver essa doutrina, passamos a saber sua veracidade, sua divindade.”

O irmão Callister disse que um tema adequado do Novo Testamento o qual é bem atual encontra-se em Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

“Vivemos numa época em que o materialismo ou o intelectualismo se torna a prioridade na vida de alguns”, disse ele. “O Senhor diz que haverá a competição de interesses, mas que devemos buscar primeiramente a espiritualidade, e se o fizermos, todas as outras coisas boas virão até nós. Na realidade, Cristo está dizendo que o materialismo não significa nada. ‘Tudo o que Eu tenho será seu’. O intelectualismo não é nada. O Espírito Santo vai guiá-lo para conhecer a verdade de todas as coisas. Tudo o que desejar, você obterá em proporções extraordinárias por buscar primeiramente o reino de Deus.”

O irmão Tanner fez mênção à resposta dada pelo Salvador para a pergunta: “Qual é o grande mandamento na lei?”

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (…)

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37, 39).

O irmão Tanner comentou: “Recebemos o convite do Salvador, que se estende a todos, para que cada pessoa O ame, ame o nosso Pai Celestial e ame os Seus filhos. Quase tudo o que penso ser importante na vida, de alguma forma se encaixa nessas admoestações.

O Apóstolo João, ao escrever suas epístolas, enfatizou isso. Paulo disse, a respeito do maior dos dons, todas as coisas vão desaparecer, mas a caridade permanece, e no último dia, tudo nos irá bem se possuímos o puro amor de Cristo.”